PTBR/Prabhupada 0065 - Todos serão felizes



Arrival Lecture -- Gainesville, July 29, 1971

Mulher visitante: Há espaço no movimento para outras pessoas que estão indiretamente servindo Kṛṣṇa, em vez de cantar Hare Kṛṣṇa o dia todo?

Prabhupada: Não, o processo é, assim como se você derramar água na raiz da árvore, a água é distribuída para as folhas, ramos, galhos, e eles permanecem frescos. Mas se você coloca água apenas na folha, a folha vai secar, e a árvore também. Se você coloca seu alimento no estômago, em seguida, a energia será distribuída ao dedo, aos seus cabelos, às unhas e a todos os lugares. E se você coloca o alimento na mão e não no estômago, será um inútil desperdício. Então, todo esse serviço humanitário tem sido em vão, porque não há consciência de Kṛṣṇa. Eles estão tentando tantas maneiras de servir a sociedade humana, mas eles estão todos sendo frustrados na tentativa inútil, porque não há consciência de Kṛṣṇa. E se as pessoas são treinadas para tornarem-se conscientes de Kṛṣṇa, então automaticamente todos serão felizes. Qualquer um que juntar-se ao movimento, qualquer um que quiser ouvir, qualquer um que cooperar - todos serão felizes. Assim, o nosso processo é um processo natural. Você ama a Deus, e se você (é) realmente especialista em amar a Deus, naturalmente você ama todas as pessoas. Assim como uma pessoa consciente de Kṛṣṇa, porque ela ama a Deus, ama os animais também. Ela ama os pássaros, os animais selvagens, todo mundo. Mas o chamado amor humanitário significa eles estão amando algum ser humano, mas os animais estão sendo mortos. Por que eles não amam os animais? Porque são imperfeitos. Mas a pessoa consciente de Kṛṣṇa nunca vai matar um animal ou mesmo causar problemas ao animal. Mas isso é o amor universal. Se você ama só o seu irmão ou irmã, isso não é amor universal. Amor universal significa que você ama todo mundo. Esse amor universal pode ser desenvolvido pela consciência de Kṛṣṇa, e não de outra forma.

Mulher visitante: Eu sei que alguns dos devotos tiveram de cortar relações, por assim dizer, com os pais do mundo material, e isso lhes dá um certo pesar, porque os seus pais não entendem. Agora o que você diz a eles para tornar isso um pouco mais fácil?

Prabhupada: Bem, um menino que está em consciência de Kṛṣṇa, ele está oferecendo o melhor serviço aos seus pais, famílias, compatriotas, sociedade. Sem ser consciente de Kṛṣṇa, que serviço eles estão oferecendo aos seus pais? A maioria deles são separados. Mas, como Prahlāda Mahārāja era um grande devoto e seu pai era um grande não devoto, tanto que seu pai foi morto por Nṛsiṁhadeva, mas Prahlāda Mahārāja, quando ele foi ordenado pelo Senhor para pedir alguma bênção, ele disse que "eu não sou um comerciante, Senhor, que, oferecendo-lhe algum serviço vou aceitar algum retorno. Por favor, desculpe-me." Nṛsiṁhadeva estava muito satisfeito: "Aqui está um devoto puro." Mas o mesmo devoto puro solicitou ao Senhor, "Meu Senhor, meu pai era ateu, e ele cometeu tantos crimes, então eu imploro que meu pai possa ser liberado." E Nṛsiṁhadeva disse: "Seu pai já está liberado porque você é o seu filho. Apesar de todos os seus crimes, ele está liberado, porque você é seu filho. Não só o seu pai, mas o pai de seu pai, seu pai até sete gerações, todos eles estão liberados. " Então, se um Vaiṣṇava aparece em uma família, ele libera não só o seu pai, mas seu avô, o pai do seu avô, o pai do pai do seu avô, dessa forma. Mas esse é o melhor serviço para a família, tornar-se consciente de Kṛṣṇa. Na verdade, isso já aconteceu. Um dos meus alunos, Kārttikeya, sua mãe tinha tanta afeição pela sociedade que, geralmente, quando ele queria vê-la, sua mãe diz: "Sente-se. Eu estou indo para a festa dançante." Esse era o relacionamento. Ainda assim, porque ele, este menino, é consciente de Kṛṣṇa, ele estava falando de Kṛṣṇa à sua mãe muitas vezes. No momento da morte, a mãe perguntou ao filho: "Onde está o seu Kṛṣṇa? Ele está aqui?" E ela imediatamente, ela morreu. Isso significa que, no momento da morte, ela se lembrou de Kṛṣṇa, e imediatamente ela foi liberada. Isso é afirmado no Bhagavad-gītā, yaṁ yaṁ vāpi smaran loke tyajaty ante kalevaram (BG 8.6). No momento da morte, se uma pessoa se lembra de Kṛṣṇa, então a vida é bem sucedida. Portanto, esta mãe, por conta do filho, filho consciente de Kṛṣṇa, ela foi liberada, sem realmente ter vindo para a consciência de Kṛṣṇa. Portanto, este é o benefício.