PTBR/Prabhupada 0127 - Uma grande instituição foi perdida por capricho



Lecture on SB 1.2.11 -- Vrndavana, October 22, 1972

Então... Meu Guru Mahārāja costumava dizer que "não tente ver Kṛṣṇa; faça algo que faça com que Kṛṣṇa o veja". Isso é desejado. Se Kṛṣṇa, se você pode atrair um pouco de atenção de Kṛṣṇa, yat kāruṇya-katākṣa-vaibhavavatām, katākṣa-vaibhavavatām... Prabodhānanda Sarasvatī diz, se você, de uma forma ou de outra, consegue atrair um pouco da atenção de Kṛṣṇa, sua vida é bem sucedida. Imediatamente. E como você consegue atrair? Bhaktyā mām abhijānāti (BG 18.55). Simplesmente servindo a Kṛṣṇa. Aceite serviço, dedique-se ao serviço de Kṛṣṇa, como é ordenado pelo mestre espiritual. Porque o mestre espiritual é o representante de Kṛṣṇa. Nós não podemos abordar Kṛṣṇa diretamente. Yasya prasādād bhagavat-prasādaḥ. Se você tem um mestre espiritual fidedigno, representante de Kṛṣṇa, isso também não é muito difícil. Todo mundo pode se tornar representante de Kṛṣṇa. Como? Se você simplesmente transmitir a mensagem de Kṛṣṇa sem alteração. Isso é tudo.

Assim como Caitanya Mahāprabhu disse, āmāra ājñāya guru hañā (CC Madhya 7.128), "torne-se um mestre espiritual sob a Minha ordem". Então se você executa a ordem de Caitanya Mahāprabhu, Kṛṣṇa, então você se torna um guru. Āmāra ājñāya guru hañā. Infelizmente, nós não queremos executar a ordem dos ācāryas. Nós inventamos nossas próprias maneiras. Nós temos experiência prática de como uma instituição foi perdida por capricho. Sem executar a ordem do mestre espiritual, eles inventaram algo e a coisa toda foi perdida. Portanto, Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura enfatiza bastante as palavras do mestre espiritual. Vyavasāyātmikā buddhir ekeha kuru-nandana (BG 2.41). Se você se mantém fixo na ordem do mestre espiritual, então, sem importar-se com a sua conveniência ou inconveniência pessoal, então você se torna perfeito.

yasya deve parā bhaktir
yathā deve tathā gurau
tasyaite kathitā hy arthāḥ
prakāśante mahātmanaḥ
(ŚU 6.23)

Esta é a confirmação de todas as autoridades. Temos que executar muito fielmente a ordem do representante fidedigno de Kṛṣṇa. Então nossa vida é bem sucedida. Então podemos entender Kṛṣṇa verdadeiramente. Vadanti tat tattva-vidas tattvam (SB 1.2.11). Temos que ouvir dos tattva-vit, e não dos ditos acadêmicos e políticos. Não. Quem conhece a verdade, você tem que ouvir dele. E se você se agarra a esse princípio, então você entende tudo muito claramente.

Muito obrigado.