PTBR/Prabhupada 0130 - Krishna está aparecendo em tantas encarnações



Lecture on BG 4.5 -- Bombay, March 25, 1974

Kṛṣṇa está aparecendo em tantas encarnações. Apenasa tente entender qual é a posição de Kṛṣṇa. Ele está situado como Paramātmā no coração de todos. Īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ hṛd-deśe 'rjuna tiṣṭhati (BG 18.61). E ele está guiando todo mundo. E há ilimitadas, inúmeras entidades vivas. Então Ele tem que instruir, de maneiras diferentes, tantas entidades vivas. O quão ocupado Ele é, apenas tente imaginar. Ainda assim, Sua posição é a mesma. Goloka eva nivasaty akhilātma-bhūtaḥ (Bs. 5.37). Goloka eva nivasati. Kṛṣṇa ainda está em Seu lugar de origem, Goloka Vṛndāvana, e Ele está desfrutando na companhia de Śrīmatī Rādhārāṇī. Essa ocupação não é... Não é a filosofia Māyāvādī. Porque Ele se expandiu em tantos corações das entidades vivas, isso não quer dizer que Ele não mais existe em Sua própria morada. Não. Ele ainda está lá. Isso é Kṛṣṇa. Pūrṇasya pūrṇam ādāya pūrṇam evāvaśiṣyate (Īśopanisad, invocação) Essa é a informação védica.

Até mesmo o... Aqui nós temos experiência material. Se você tem uma rúpia, se você toma uma anna, então restam quinze annas. Ou se você toma duas annas, então restam quatorze annas. Se você toma dezesseis annas, torna-se zero. Mas Kṛṣṇa não é assim. Ele pode Se expandir em formas ilimitadas; ainda assim, o Kṛṣṇa original permanece. Isso é Kṛṣṇa. Nós temos experiência: um menos um é igual a zero. Mas lá, no mundo espiritual... Isso é chamado Absoluto. Um menos, um milhão de vezes menos um, ainda assim, o um original é um. Isso é Kṛṣṇa. Advaitam acyutam anādim ananta-rūpam (Bs. 5.33).

Então esse Kṛṣṇa você não pode compreender vedeṣu, simplesmente estudando a literatura védica. Embora os Vedas signifiquem, Vedānta signifique, entender Kṛṣṇa. Vedaiś ca sarvair aham eva vedyaḥ (BG 15.15). Mas infelizmente, porque nós não tomamos o refúgio de Kṛṣṇa ou do Seu devoto, não podemos entender qual é o propósito dos Vedas. Isso será explicado no capítulo sete. Mayy āsakta-manāḥ pārtha.... Mayy āsakta-manāḥ pārtha yogaṁ yuñjan mad-āśrayaḥ. Mad-āśrayaḥ. Asaṁśayaṁ samagraṁ māṁ yathā jñāsyasi tac chṛṇu (BG 7.1). Se você quer entender Kṛṣṇa asaṁśayam, sem qualquer dúvida, e samagram, em totalidade, então você tem que praticar esse sistema de yoga.

O que é esse yoga? Man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī māṁ namaskuru (BG 18.65). Mad-āśrayaḥ yogaṁ yuñj... Yogaṁ yuñjan, mad-āśrayaḥ. Mad-āśrayaḥ, essa palavra é muito significativa. Mat significa "ou você toma diretamente..." - isso não é algo muito fácil. - "... refúgio em Mim, ou um indivíduo que tomou refúgio em Mim, aceite o refúgio dele". Assim como há uma casa de força elétrica, e há uma tomada. Aquela tomada está conectada com a casa de força elétrica, e se você pressiona o seu cabo na tomada, você também obtém eletricidade. Da mesma forma, como é dito no começo desse capítulo, evaṁ paramparā-prāptam imaṁ rājarṣayo viduḥ (BG 4.2). Se você se refugia no sistema paramparā... O mesmo exemplo. Se você toma o abrigo da tomada que está conectada com a casa de força, você obtém eletricidade imediatamente. Similarmente, se você se abriga na pessoa que está vindo na linha do sistema paramparā... Há um sistema paramparā. Kṛṣṇa, Ele instruiu o senhor Brahmā. O senhor Brahmā instruiu Nārada. Nārada instruiu Vyāsadeva. Vyāsadeva instruiu Madhvācārya. Madhvācārya instruiu em tantas maneiras. Então Mādhavendra Purī. De Mādhavendra Purī, Īśvara Purī. De Īśvara Purī, o Senhor Caitanya. Dessa maneira, há um sistema paramparā. Existem quatro Vaiṣṇava sampradāyas. A Rudra-sampradāya, Brahma-sampradāya, Kumāra-sampradāya, and Lakṣmī-sampradāya, Śrī-sampradāya.

Então sampradāya-vihīnā ye mantrās te niṣphalā matāḥ. Se você não recebe a instrução de Kṛṣṇa a partir do sampradāya, então niṣphalā matāḥ, então o que quer que você tenha aprendido, é inútil. É inútil. Esse é o defeito. Tantas pessoas estão estudando o Bhagavad-gītā, mas elas não entendem o que é Kṛṣṇa. Porque elas não recebem através do evaṁ paramparā-prāptam (BG 4.2). O paramparā, a menos que você siga o paramparā... O mesmo exemplo. Se você não toma eletricidade da tomada que está conectada à casa de força, qual é utilidade da sua lâmpada e do seu fio? Eles não têm utilidade. Portanto a maneira como Kṛṣṇa está expandindo,

é vedeṣu durlabha. Se você simplesmente possui conhecimento acadêmico, então não será possível. Vedeṣu durlabham adurlabham ātma-bhaktau (Bs. 5.33). Essa é a declaração do Brahma-saṁhitā.