PTBR/Prabhupada 0168 - A cultura de tornar-se manso e humilde



Room Conversation -- February 4, 1977, Calcutta

Prabhupāda: Nós podemos pedir esmola. Na Índia, ainda, grandes acadêmicos, sannyāsīs, eles pedem esmola. Isso é permitido. Bhikṣu. Eles gostam. Tridaṇḍī-bhikṣu. Então mendicância na cultura védica não é nem ilegal nem vergonhoso - desde que feita pela pessoa adequada. Pedir esmola é permitido aos brahmacārīs, aos sannyāsīs. E eles gostam abertamente. Tridaṇḍī-bhikṣu. Bhikṣu significa mendigo.

Satsvarūpa: Tridaṇḍī-bhikṣu.

Prabhupāda: Sim. Aqui, na cultura indiana, brahmacārī, sannyāsī e brāhmaṇa, eles estão autorizados a pedir esmolas. Essa é a cultura védica. E os chefes de família tratam-nos como seus próprios filhos. Esta é a relação.

Satsvarūpa: Mas e se isso é feito em uma cultura onde isso é totalmente diferente?

Prabhupāda: Então existem hippies. Esta é a sua cultura - hippies, e assassino, em nome da religião. Esta é a sua cultura. E aborto. Porque não existe tal cultura, portanto, o resultado é o aborto e matança e bombardeio, tornando toda a atmosfera abominável. Esta é a sua cultura. Os conflitos entre protestantes e católicos, e bombardeio... As pessoas estão apavoradas. Eles não podem sair na rua. Esta é a sua cultura. E mendigar é ruim. Para manter o povo, toda a população aterrorizada, isso é muito bom, e se alguém de uma forma humilde pede esmola, isso é ruim. Esta é a sua cultura. A maneira védica permite ao brahmacārī mendigar apenas para aprender a humildade, não para tornar-se mendigo. Vindo de muito grande, grande família, toda família, eles praticam. Isto não é mendicância. Isso é para aprender como se tornar humilde e manso. E Cristo disse: "Aos humildes e mansos, Deus está disponível". Não é mendicância. Você não sabe o que é essa cultura. Você tem sua própria cultura, a cultura do diabo, para matar até mesmo o próprio filho. Como você vai entender que cultura é essa? Estou certo ou errado?

Satsvarūpa: Você está certo.

Prabhupāda: Sim. Descreva isso em uma carta. Você tem a quarta classe, cultura de décima classe. Como você vai entender a cultura de se tornar manso e humilde?

Satsvarūpa: O promotor que estava tentando nos processar, Ādi-keśava, ele revela sua estratégia aqui, porque muitos advogados dizem que temos o direito de praticar a nossa religião. Esta é a liberdade de religião. Ele diz...

Prabhupāda: Livre... Isso é religião fidedigna.

Satsvarūpa: Ele disse, "mas não é uma questão de religião". Ele disse, "o que estamos..." Ele disse, "controle da mente não tem nada a ver com religião. É uma questão de livre arbítrio individual. Eu não acho que um indivíduo em estado de espírito são permitiria que alguém controlasse a sua mente. Basta pensar nisso em termos de hipnose".

Prabhupāda: Controle da mente é tudo.

Satsvarūpa: Qualquer coisa.

Prabhupāda: Você está tentando também. Agora eles também estão tentando o controle da mente, nossos homens estão sendo seqüestrados à força. Este é um outro controle da mente. Eles já deram a sua mente para nós, e você está tentando controlar a mente deles pela desprogramação forçada, pelo seqüestro. Isso não é controle da mente? Aqui sua mente já está em consciência de Kṛṣṇa, e pela força você está tentando desviá-lo. Isso não é controle da mente? "E o seu controle da mente é bom. O meu controle mental é ruim". Essa é a sua filosofia. Assim, qualquer pessoa, qualquer patife, vai dizer: "Minhas atividades são boas, e as suas atividades são ruins".