PTBR/Prabhupada 0189 - Mantenha o devoto transcendental aos três gunas



Lecture on SB 6.1.46 -- San Diego, July 27, 1975

Você não pode mudar a lei da natureza. A luta pela existência: nós estamos tentando conquistar as leis da natureza. O que não é possível. Daivī hy eṣā guṇamayī mama māyā duratyayā (BG 7.14). Assim, esses são os objetos de estudo. Por que existem... todo mundo é infeliz e feliz até certo ponto? De acordo com estas qualidades. Aqui diz-se, portanto, que "Como vemos aqui nesta vida, na duração da vida, existem variedades, da mesma forma, guṇa-vaicitryāt, através das variedades do guṇa, guṇa-vaicitryāt," tathānyatrānumīyate. Anyatra significa próxima vida ou próximo planeta ou próximo a alguma coisa. Tudo está sendo controlado. Traiguṇya-viṣayā vedā nistraiguṇyo bhavārjuna. Kṛṣṇa aconselha Arjuna que "Todo o mundo material está sendo controlado por esses três gunas," guṇa-vaicitryāt. "Portanto, torne-se nistraiguṇya, onde estes três gunas não pode agir." Nistraiguṇyo bhavārjuna. Então como você pode parar a ação desses três guṇas? Isso também é explicado na Bhagavad-gītā:

māṁ ca vyabhicāriṇi
bhakti-yogena yaḥ sevate
sa guṇān samatītyaitān
brahma-bhūyāya kalpate
(BG 14.26)

Se você se engaja em serviço devocional puro incessantemente, sem parar, então você sempre se manterá transcendental, acima desses três guṇas. Assim, o nosso movimento da consciência de Kṛṣṇa é manter o devoto acima dos três guṇas. Assim como no oceano, se você está caído no oceano, esse é um lugar muito perigoso. Mas se alguém ajuda você a se erguer da água do oceano e o mantém uma polegada acima da água do oceano, não há perigo. A sua vida é salva. Assim, isso é o que se quer, esse guṇa-vaicitryāt, se você quiser salvar-se dessas variedades de vida, nascimento, morte, velhice e doença, e aceitar tantas variedades de vida... Assim como você estava dizendo ao caminhar que existem árvores na Califórnia; elas estão vivas por cinco mil anos. Isso também é outra variedade da vida. As pessoas estão tentando viver por muitos e muitos anos. Por meio da natureza, aqui está uma árvore, cinco mil anos. Então esse tipo de vida é muito lucrativo, ficar por cinco mil anos em uma floresta? Assim, qualquer variedade da vida neste mundo material não é boa, seja você um semideus ou uma árvore ou isto ou aquilo. Isso é educação. Isso é educação. Então, deve-se entender que quaisquer variedades de vida, seja como semideus ou cachorro, aqui a vida é problemática. Os semideuses mesmo, eles são postos em tantos perigos, muitas vezes, e eles se aproximam de Deus. Então aqui você vai estar sempre em perigo. Padaṁ padaṁ yad vipadām (SB 10.14.58). É infrutífero tentar tornar sem perigos este mundo material. Isso não é possível. Como existem variedades de corpos, variedades de perigos, calamidades, assim, um após outro, você terá que... Então, a melhor coisa é, portanto, parar este empreendimento material. Isso é civilização védica. Toda a civilização védica é baseada nesta ideia: "Pare esta tolice de negócio: repetição de nascimento, morte, velhice." Portanto Kṛṣṇa disse: janma-mṛtyu-jarā-vyādhi duḥkha-doṣānudarśanam (BG 13.9). Isso é conhecimento. Que conhecimento? Este conhecimento técnico, esse conhecimento... Você não pode parar essas coisas. Portanto, o principal empreendimento é como cessar isso. E porque eles são pessoas tolas, eles pensam que "Essas coisas não podem ser interrompidas. Vamos continuar com esta repetição de nascimento e morte, e, em cada vida, vamos lutar pela existência." Isso é civilização material, ignorância, nenhum conhecimento.

O conhecimento é dado por Bhagavān Śrī Kṛṣṇa: "Aqui está a solução: janma karma ca me divyaṁ yo janati tattvataḥ, tyaktvā dehaṁ punar janma naiti (BG 4.9)." O problema é punar janma, a repetição de nascimento, e se você quiser pará-la, então tente entender Kṛṣṇa. Então, você será capaz de pará-la. Assim que você compreende Kṛṣṇa... Entender Kṛṣṇa significa que mesmo que você aceite cegamente, isso também é benéfico. Kṛṣṇa diz que Ele é... que Ele é o Senhor Supremo. Então você O aceita. Isso é tudo. Basta ter essa fé: "Kṛṣṇa é a Suprema Personalidade de Deus." Isso fará com que você seja suficientemente avançado. Mas isso é muito difícil para a pessoa materialista. Portanto, Kṛṣṇa diz: bahūnāṁ janmanām ante: (BG 7.19) "Após ter se empenhado por muitos e muitos nascimentos," bahūnāṁ janmanām ante jñānavān māṁ prapadyate, "jñānavān, aquele que é realmente sábio, ele rende-se a Kṛṣṇa." Caso contrário, na māṁ duṣkṛtino mūḍhāḥ prapadyante narādhamāh: (BG 7.15) "Caso contrário, ele continuará um patife e envolvido em atividades pecaminosas, o mais baixo da humanidade... o conhecimento é levado embora." Na māṁ prapadyante: "Ele nunca se rende a Kṛṣṇa."