PTBR/Prabhupada 0190 - Aumentar o desapego por essa vida material



Lecture on SB 7.6.11-13 -- New Vrindaban, June 27, 1976

Se seguirmos esses princípios de bhakti-mārga, não precisaremos nos esforçar separadamente para nos tornarmos desapegados. O desapego automaticamente vem em seguida. Vāsudeve bhagavati bhakti-yogaḥ prayojitaḥ janayati āśu vairāgyam (SB 1.2.7). Vairāgyam significa desapego. A bhakti-yoga é conhecida também como vairāgya. Vairāgya. Sārvabhauma Bhaṭṭācārya escreveu versos sobre esse vairāgya.

vairāgya-vidyā-nija-bhakti-yoga-
śikṣārtham ekaḥ puruṣaḥ purāṇaḥ
śrī-kṛṣṇa-caitanya-śarīra-dhari
kṛpāmbudhir yas tam ahaṁ prapadye
(CC Madhya 6.254)

Aqui é Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu que é Kṛṣṇa Mesmo. Ele veio para nos ensinar vairāgya-vidyā. Isso é um pouco difícil. É muito difícil para as pessoas comuns entenderem esse vairāgya-vidyā. A atividade deles é como aumentar o apego por este corpo, e a do movimento da consciência de Kṛṣṇa é como aumentar o desapego por esta vida material. Portanto, isso é chamado de vairāgya-vidyā. Vairāgya-vidyā pode ser muito facilmente alcançado, assim como é recomendado, vāsudeve bhagavati bhakti-yogaḥ prayojitaḥ janayati āśu vairāgyam (SB 1.2.7), muito em breve, muito em breve. Janayati āśu vairāgyaṁ jñānaṁ ca. Duas coisas necessárias na vida humana. Uma coisa é jñānam, jñānaṁ-vijñānam āstikyaṁ brahma-karma sva-bhāva-jam. Esse jñānam significa, o começo de jñāna significa "eu não sou este corpo. Eu sou alma espiritual." Isso é jñāna. E assim que se está situado nessa plataforma de jñānam, isso é fácil. As pessoas estão atarefadas em todos os lugares para o benefício deste corpo. Mas se a pessoa entende, ele chega na plataforma de jñānam, então naturalmente ele se desapega: "eu não sou este corpo. Por que estou trabalhando tão duro para esse corpo?" Jñānaṁ ca yad ahaitukam (SB 1.2.7). Automaticamente... Duas coisas são necessárias. Caitanya Mahāprabhu salientou, em muitos lugares... Ele salientou isso, e por Sua vida Ele está ensinando jñānam e vairāgyam. Um lado jñānam: em Seu ensinamento a Rūpa Gosvāmī, ensinamento a Sanātana Gosvāmī, ensinando, conversando com Sārvabhauma Bhaṭṭācārya, Prakāśānanda Sarasvatī, conversando com Rāmānanda Rāya. Demos todas essas coisas em nosso "Ensinamentos do Senhor Caitanya." Então, isso é jñānam. E por Seu exemplo em Sua própria vida, tomando sannyāsa, Ele está ensinando vairāgya. Jñāna e vairāgya, essas duas coisas são necessárias.

Então, não repentinamente, podemos estar situados na plataforma de jñāna e vairāgyam, mas se praticarmos, isso é possível. É possível. Não é que seja impossível. Isso é recomendado:

vāsudeve bhagavati
bhakti-yogaḥ prayojitaḥ
janayaty āśu vairāgyaṁ
jñānaṁ ca yad ahaitukam
(SB 1.2.7)

Isso é necessário. Assim, o movimento da consciência de Kṛṣṇa é para alcançar jñānam e vairāgyam. Se nos tornarmos muito apegados a este mundo material... E como nos tornamos apegados? A vívida descrição é dada por Prahlāda Mahārāja. A esposa, os filhos, a casa, os animais e os servos, a mobília, a vestimenta, e assim por diante... tantas coisas. As pessoas estão trabalhando tão duro, dia e noite, apenas para essas coisas. Não existe nenhum bom bangalô, nenhum bom animal... tantas coisas que vemos? Para quê? Para aumentar o apego. Se aumentarmos o apego, é impossível sermos libertados deste cativeiro material. Então, nós temos de praticar esse desapego.