PTBR/Prabhupada 0270 - Todos possuem tendências naturais



Lecture on BG 2.7 -- London, August 7, 1973

Pradyumna: Tradução: "Agora estou confuso quanto ao meu dever e perdi toda a compostura devido à reles fraqueza. Nesta condição estou Lhe pedindo que me diga com certeza o que é melhor para mim. Aqui estou, Seu discípulo e uma alma rendida a Você. Por favor, instrua-me".

Prabhupāda: Este é um verso muito importante no Bhagavad-gītā. É um ponto de viragem da vida. Kārpaṇya-doṣa. Avareza, doṣa significa culpa. Quando um indivíduo não age de acordo com sua posição, isso é falha. E isso é chamado de mesquinho. Então, todo mundo tem seu propensões naturais, svabhāva. Yasya hi svabhāvasya tasyāso duratikramaḥ. Svabhāva, propensões naturais. É um exemplo comum, é dado, que yasya hi yaḥ svabhāvasya tasyāso duratikramaḥ. Um... O hábito é a segunda natureza. Aquele que tem, que está habituado, ou um indivíduo cuja natureza, é característica de uma certa maneira, é muito difícil mudar. O exemplo é dado: śvā yadi kriyate rājā saḥ kiṁ na so uparhanam. Se você fizer um cão um rei, isso significa que ele não vai lamber sapatos? Sim, a natureza do cão é de lamber sapatos. Assim, mesmo que você vista-o como um rei e deixe-o sentar-se em um trono, ainda assim, tão logo ele verá um sapato, ele vai saltar e lambê-lo. Isso é chamado de svabhava. Kārpaṇya-doṣa.

Assim, na vida animal, não é possível mudar a natureza de alguém, a qual é dada pela energia material, prakṛti. Prakṛteḥ kriyamāṇāni (BG 3.27). Kāraṇaṁ guṇa-saṅgo 'sya, kāraṇaṁ guṇa-sangaḥ asya sad-asad-janma-yoniṣu (BG 13.22). Por quê? Todos os seres vivos são parte e parcela de Deus. Portanto, originalmente a característica da entidade viva é tão boa quanto Deus. Simplesmente é uma questão de quantidade. A qualidade é a mesma. A qualidade é a mesma. Mamaivāṁśo jīva-bhūtaḥ (BG 15.7). O mesmo exemplo. Se você tomar uma gota de água do mar, a qualidade, a composição química é a mesma. Mas a quantidade é diferente. É uma gota, e o mar é vasto oceano. Da mesma forma, somos exatamente da mesma qualidade de Kṛṣṇa. Podemos estudar. Por que as pessoas dizem que Deus é impessoal? Se eu sou da mesma qualidade, por isso Deus é também pessoa, como Ele pode ser impessoal? Se, qualitativamente, nós somos um, então como eu me sinto individualmente, então por que a Deus deve ser recusada uma individualidade? Este é outro absurdo. Os patifes impersonalistas, eles não podem entender o que é a natureza de Deus. Na Bíblia também diz-se: "O homem é feito como Deus". Você pode estudar a qualidade de Deus, estudando a sua qualidade, ou a qualidade de qualquer um. Simplesmente a diferença é que a quantidade é diferente. Eu tenho alguma qualidade, alguma capacidade produtiva. Produzimos também, cada alma individual está produzindo algo. Mas a sua produção não pode ser comparada com a produção de Deus. Esta é a diferença. Estamos produzindo uma máquina voadora. Estamos tomando muito orgulho que: "Agora, nós descobrimos o sputnik. Ele está indo para o planeta Lua". Mas isso não é perfeito. Ele está voltando. Mas Deus tem produzido tantos planetas flutuantes, milhões e trilhões de planetas, planetas muito, muito pesados. Assim como este planeta está carregando tantas grandes, grandes montanhas, mar, mas ainda assim ele está flutuando. Ele está flutuando no ar assim como um cotonete. Este é o poder de Deus. Gām āviśya (BG 15.13). No Bhagavad-gītā, você vai encontrar: ahaṁ dhārayāmy ojasā. Quem está sustentando tods esses grandes, grandes planetas? Estamos explicando a gravidade. E no śāstra, nós encontramos que eles estão sendo carregados por Saṅkarṣaṇa.