PTBR/Prabhupada 0317 - Nós não estamos nos rendendo a Krishna. Esta é a doença



Lecture on BG 4.7 -- Bombay, March 27, 1974

Tente entender o que é religião. Assim, Deus é um. Deus não pode dizer em algum lugar que "Isso é religião e isso não é religião." Deus diz, Bhagavān Kṛṣṇa diz no Bhagavad-gītā... Aqui ele diz que yadā yadā hi dharmasya glānir bhavati (BG 4.7), paritrāṇāya sādhū... No próximo verso Ele diz,

paritrāṇāya sādhūnāṁ
vināśāya ca duṣkṛtām
dharma-saṁsthāpanārthāya
sambhavāmi yuge yuge
(BG 4.8)

Kṛṣṇa tem duas ocupações. Porque Ele já tem explicado que, bhūtānām īśvaraḥ. "Eu sou o controlador de todas as entidades vivas." Entretanto, quando existem discrepâncias na execução do dharma, então Ele está para punir e recompensar. Paritrāṇāya sādhūnāṁ vināśāya ca duṣkṛtām. Duas coisas.

Assim como é dever do governo dar proteção para o cidadão cumpridor da lei e punir os fora da lei. Estas duas obrigações do governo e o supremo governador, Kṛṣṇa... Por quê de onde veio esta ideia? O governo recompensa os cidadãos cumpridores da lei, ou dá proteção, e os fora da lei, eles também têm proteção, porém sob punição. Então dharma significa, como Kṛṣṇa diz no Bhagavad-gītā, sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66). Isto é dharma. Isto é dharma. E nosso dharma, nossa característica é também isso.

Porque cada um de nós, nos submetemos a alguém. Analise cada pessoa. Ele tem alguém superior, onde ele está submetido. Este alguém pode ser sua família, sua esposa, seu governo, sua comunidade, sua sociedade, seu partido político. Para qualquer lugar que você vá, a característica é se submeter. Isto você não pode evitar. Esta foi a conversa com o Professor Kotovsky em Moscow. Eu perguntei a ele, "Agora, você tem sua filosofia Comunista. Nós temos nossa filosofia de Kṛṣṇa. Onde está a diferença de filosofia? Você se rendeu a Lenin, e nós nos rendemos a Kṛṣṇa. Onde está a diferença? Cada um de nós tem que se render. Não importa onde ele está se rendendo. Se a rendição está correta, então as coisas estão corretas. Se a rendição não está correta, então as coisas não estão corretas. Esta é a filosofia. Então nós estamos nos rendendo.

Śrī Caitanya Mahāprabhu tem explicado isso. Jīvera svarūpa haya nitya-kṛṣṇa-dāsa (CC Madhya 20.108-109). Nós estamos nos rendendo mas nós não estamos nos rendendo à Kṛṣṇa. Isto é a doença. Isto é a doença. E o movimento para a consciência de Kṛṣṇa significa a cura desta doença. Cure esta doença. Kṛṣṇa vem também. Ele diz, yadā yadā hi dharmasya (BG 4.7). O dharmasya glāniḥ, discrepâncias em matéria de execução da religião, quando existem discrepâncias, Kṛṣṇa diz, tadātmānaṁ sṛjāmy aham. E abhyutthānam adharmasya. Duas coisas estão lá. Quando as pessoas não se rendem a Kṛṣṇa, eles fabricam muitos diferentes Kṛṣṇas. Muitos patifes para se render lá. Isto é adharmasya. Dharma significa se render a Kṛṣṇa, mas ao invés de se render a Kṛṣṇa, eles querem se render a gatos, cachorros, isso, aquilo, muitas coisas diferentes. Isto é adharma.

Kṛṣṇa não veio para estabelecer a tão chamada religião Hindu ou Muslim ou o Cristianismo. Não. Ele veio para estabelecer religião real. Religião real significa que nós temos que nos submeter, nos render à pessoa real. Isto é religião real. Nós estamos nos rendendo. Cada um de nós tem alguma ideia. Ele tem se rendido lá. Tanto politica, social, economica, religiosa, qualquer coisa. Cada um tem alguma ideia do que é isso. E o líder desta ideia também está lá. Então nossa ocupação é nos render. Isto é um fato. Mas nós não sabemos onde nos render. Esta é a dificuldade. E porque a rendição é equivocada ou extraviada, consequentemente o mundo todo está em condição caótica.

Nós estamos mudando desta rendição para aquela rendição. Não mais partido político. Agora partido comunista." Novamente, "Não mais partido comunista. Este... Este partido, aquele partido." Qual é o propósito de mudar de partido? Devido a este partido ou àquele partido, eles não estão rendidos à Kṛṣṇa. Então, a menos que você venha ao ponto de se render a Kṛṣṇa, então não pode haver qualquer paz. Este é o ponto. Simplesmente mudar de uma frigideira para o fogo não vai te salvar.