PTBR/Prabhupada 0318 - Venha para a luz do sol



Lecture on BG 4.22 -- Bombay, April 11, 1974

Um Vaiṣṇava nunca é matsaraḥ. Matsaraḥ significa... Como descrito por Śrīdhara Svāmī. Matsaratā parā utkarṣaṇam asahanam. O mundo material é tal que se você ou mesmo seu irmão se torna próspero, você sentirá inveja, "Oh, meu irmão se tornou tão próspero. Eu não pude." Isto é natural aqui. Ciúme. Porque o ciúme começou em Kṛṣṇa, "Por que Kṛṣṇa, deve ser o desfrutador? Eu também devo desfrutar." Este ciúme começou. Por isso, toda a vida material é cheia de ciúme. Eu tenho ciúme de você, você tem ciúme de mim. Esta é a ocupação do mundo material. Então aqui isto é chamado vimatsaraḥ, não ciúme. Como alguém pode não ser ciumento a menos que ele seja um devoto de Kṛṣṇa? Ele deve ser ciumento. Esta é a natureza.

Entretanto, Śrī Bhāgavata diz que dharmaḥ projjhita-kaitavo 'tra paramo nirmatsarāṇām, vāstavaṁ vastu vedyam atra (SB 1.1.2). Dharma... Existem muitos sistemas religiosos. Existe ciúme. Os tão conhecidos sistemas religiosos, cortando a garganta dos animais. Por que? Se você é tão tolerante que se você vê Nārāyaṇa em todo lugar, Por que você está cortando a garganta das cabras ou das vacas ou de outros animais? Você deveria ser misericordioso com eles também. Mas a misericórdia não pode ser exibida sem ser um devoto, vimatsaraḥ. Nirmatsaraḥ.

Entretanto o tão chamado sistema de religiões que é cheio de matsaratā, ciúme, que é chamado kaitava-dharma, enganando em nome da religião. Então esta consciência de Deus não é uma religião enganosa. Ela é muito mente aberta. Titikṣavaḥ kāruṇikāḥ suhṛdaḥ sarva-bhūtānām (SB 3.25.21). Esse movimento para a consciência de Kṛṣṇa significa que todo mundo quer se tornar amigo de todo mundo. Caso contrário, se uma pessoa consciente de Kṛṣṇa não se sente assim, Por que ele deveria ter problemas para pregar a consciência de Kṛṣṇa por todo o mundo? Vimatsaraḥ. Deve-se entender que a consciência de Kṛṣṇa é muito bom, que todo mundo deveria saborea-lo, todos deveriam fazer parte disto.

Consciência de Kṛṣṇa significa consciência de Deus. Porque as pessoas estão sofrendo devido a falta da consciência de Deus. Que é a causa do sofrimento.

kṛṣṇa-bahirmukha hañā bhoga vāñchā kare
nikaṭa-stha māyā tāre jāpaṭiyā dhare
(Prema-vivarta)

Esta é a fórmula. Assim que nós esquecemos Kṛṣṇa, imediatamente existe māyā. Assim como a luz do sol e na sombra, eles estão existindo lado a lado. Se você não permanecer na luz do sol, então você vem para a sombra, a escuridão. E se você não permanece na escuridão, você vem para a luz do sol. Similarmente, se nós não aceitamos a consciência de Kṛṣṇa, então nós temos que aceitar a consciência de māyā. E se nós não aceitamos a consciência de māyā, então nós temos que aceitar a consciência de Kṛṣṇa. Lado a lado.

Então a consciência de Kṛṣṇa significa não permanecer na consciência escura. Tamasi mā jyotir gama. Esta é a instrução Védica, "Não permaneça na escuridão." E o que é a escuridão? A escuridão é o conceito de vida corpórea.