PTBR/Prabhupada 0336 - Como é que eles estão loucos por Deus?



Lecture on SB 1.2.5 -- Aligarh, October 9, 1976

Agora você está neste país, suponha que na Índia, e na próxima vida, porque você tem que mudar de corpo, na próxima vida você pode não ter as mesmas condições desta, quando você nasceu na Índia. Você pode nascer no planeta celestial ou na sociedade animal. Porque não há qualquer garantia. Kṛṣṇa diz: tathā dehāntara-prāptir. Morte significa mudança de corpo. Mas, que tipo de corpo você vai aceitar depende do arranjo superior. Você também pode arranjar. Assim como se você passar nos exames para médico, existe uma possibilidade de se tornar um médico oficial e conseguir um emprego no quadro de serviço médico do governo, Mas ainda assim, você deve ser selecionado pelo quadro médico e assim por diante. Existem muitas condições. Da mesma forma, para obter o próximo corpo, você depende de uma seleção. Esta seleção depende de uma autoridade superior. Karmaṇā daiva netreṇa jantur dehopapattaye (SB 3.31.1). Nós não sabemos o que vai acontecer na próxima vida. Nós nem nos esforçamos para saber o que será da próxima vida. Nós temos que aceitar uma próxima vida depois que sairmos deste corpo.

Portanto, devemos estar preparados para este propósito. Então, preparação no Bhagavad-gītā significa yānti deva-vratā devān (BG 9.25). Se você se preparar para ir para o sistema planetário superior, Candraloka, Sūryaloka, Indraloka, Svargaloka, Brahmaloka, Janaloka, Maharloka, Tapoloka - existem muitos, centenas. Se você quiser ir para lá, então você pode se preparar para isto. Yānti deva-vratā devān pitṟn yānti pitṛ-vratāḥ. Então, se você quer ir para o Pitrloka, você pode ir para lá. Se você quer ir para o sistema planetário mais elevado, no Devaloka, você pode ir para lá. E se você quer permanecer aqui, você pode permanecer aqui. E se você quer ir para, ir para loka, Goloka, Vṛndāvana, mad-yājino 'pi yānti mām (BG 9.25). Você pode ir para lá. Voltar para casa, voltar para o Supremo. Isso é possível. Kṛṣṇa diz: tyaktvā dehaṁ punar janma naiti mām eti (BG 4.9). Se você quiser, você pode voltar para casa, voltar para Deus. Isso é possível. Assim, portanto, as pessoas inteligentes devem saber "Se eu vou para Devaloka, qual é o resultado de ir para lá. Se eu vou para Pitṛloka, qual é o resultado. Se eu permaneço aqui, qual é o resultado. E se eu vou de volta para casa, voltar para Deus, qua é o resultado." O resultado final é que se você pode voltar para casa, voltar para o Supremo, então Kṛṣṇa diz qual é o resultado. O resultado é tyaktvā dehaṁ punar janma naiti (BG 4.9), que "Você não precisa nascer novamente neste mundo material." Então, esse é o maior ganho. Punar janma naiti mām eti.

mām upetya tu kaunteya
duḥkhālayam aśāśvatam
nāpnuvanti mahātmānaḥ
saṁsiddhiṁ paramāṁ gatāḥ
(BG 8.15)


Essa é a mais alta perfeição. E, portanto, aqui é dito que: sa vai puṁsāṁ paro dharmo yato bhaktir adhokṣaje (SB 1.2.6). Então, se você quiser voltar para casa, voltar para o Supremo, então yato bhaktir adhokṣaje. Você tem que adotar esse significado: bhakti. Bhaktyā mām abhijānāti yāvān yaś cāsmi tattvataḥ (BG 18.55). Kṛṣṇa, ou o Senhor Supremo, não pode ser compreendido pelo karma yoga ou por jñāna, yoga. Nenhum processo será suficiente para compreender Kṛṣṇa. Portanto, você tem que tomar este processo assim como recomendado por Kṛṣṇa, bhaktyā mām abhijānāti yāvān yaś cāsmi tattvataḥ (BG 18.55). Portanto, nós não somos favorecidos pelas līlās de Kṛṣṇa a menos que elas sejam executadas pelos devotos. Não homens profissionais. Isso é proibido. Caitanya Mahāprabhu nunca desfrutou disso. Porque o assunto de Kṛṣṇa pode ser compreendido apenas pelo processo de bhakti. Yato bhaktir adhokṣaje (SB 1.2.6). Sem bhakti não é possível. No processo de bhakti, você deve se conscientizar se ele realmente quer voltar para casa, voltar para o Supremo. Isso é o movimento para a consciência de Kṛṣṇa.

Nosso movimento, este movimento para a consciência de Kṛṣṇa, é educar pessoas para saber como se tornar avançado em serviço devocional e como voltar para casa, voltar para o Supremo. E essa não é uma tarefa muito difícil. É muito fácil. Se não é fácil, como os europeus, americanos estão agora levando a sério? Porque eles, eu acho que pelo menos dez anos atrás, antes do começo deste movimento, a maioria deles não sabia o que é Kṛṣṇa. Agora eles todos são devotos de Kṛṣṇa. Até mesmo os sacerdotes cristãos estão surpresos. Em Boston, um sacerdote cristão admitiu que "Esses meninos, eles são nossos meninos, vindo do grupo de cristãos ou do grupo dos judeus. Antes deste movimento eles não tinham o cuidado de sequer olhar para nós, ou perguntar qualquer questão sobre Deus ou vir para a igreja. Eles negligenciavam completamente. E agora, como é que eles estão loucos por Deus?" Eles estão surpresos. "Por quê? Por que eles se tornaram tão...?" Porque eles aceitaram o processo. O processo é importante. Simplesmente especulação... Bhakti não é teórico. É prático. Yato bhaktir adhokṣaje. Se você quiser avançar no processo de bhakti não há especulação. Você deve realmente envolver-se no processo. Yato bhaktir adhokṣaje. Esse processo é

śravaṇaṁ kīrtanaṁ viṣṇoḥ
smaraṇaṁ pāda-sevanam
arcanaṁ vandanaṁ dāsyaṁ
sakhyam ātma-nivedanam
(SB 7.5.23)