PTBR/Prabhupada 0337 - Não perca seu tempo se preocupando com o que é chamado de felicidade e sofrimento



Lecture on CC Madhya-lila 20.103 -- Washington, D.C., July 8, 1976

Existem tantas coisas com as quais temos que lutar. Isso é chamado de luta pela sobrevivência. Mesmo os cientistas modernos, eles chamam de... Não é uma situação muito tranquila. A mesma questão foi levantada por Sanātana Gosvāmī, "Por que deve haver luta pela sobrevivência? Por que não uma vida fácil, vida pacífica?" Por que alguns elementos exteriores estão se opondo contra nós? Eu quero ser feliz, mas existe oposição. Isso é luta pela sobrevivência. Esta questão deveria ser considerada: Por que? Mesmo com uma mosca nós temos que lutar. Estou sentado, sem fazer nenhum mal para a mosca, mas ela ataca, me incomoda. Existem muitos. Mesmo se você sentar-se sem qualquer ofensa... Assim como caminhar pela rua. Não nenhuma ofensa. Mas, ao cruzar por uma casa todos os cachorros começam a latir. "Por que você está passando por aqui? Por que você está passando por aqui?" Não havia nenhuma causa para seus latidos, mas, são cachorros. sua ocupação é "Por que você está vindo, Por que você está vindo? Da mesma forma, não temos liberdade para ir de um lugar a outro no momento presente. Há departamento de imigração: "Por que você está vindo? Por que você está vindo?" Em muitos lugares nós temos sido recusados de entrar. Nós temos sido recusados já no avião. "Não, você não pode entrar, volte." Então eu tive que voltar. Assim, muitas desvantagens. Padaṁ padaṁ yad vipadāṁ na teṣām (SB 10.14.58). Neste mundo material, você não pode viver muito pacificamente. Não muito, não há paz definitivamente. Há muitos impedimentos. O śāstra diz, padaṁ padaṁ yad vipadām: a cada passo há perigo. Não apenas a partir desses animais inferiores, mas a partir da sociedade humana, da natureza, sobre as quais nós não temos controle. Assim, deste modo, a nossa vida não é muito feliz neste mundo material. e nós devemos ser avançados ao perguntar sobre isso, ou seja, por que existem tantos impedimentos? Esta é a vida humana. Esta é a vida humana.

Então, como obter estas estas informações? Como tornar-se feliz? Qual é o objetivo da vida? Sanātana Gosvāmī... Não só apenas Sanātana Gosvāmī está nos representando. Nós não sabemos, nós não sabemos. Então, pela misericórdia de Caitanya Mahāprabhu ou pela misericórdia dos servos de Caitanya Mahāprabhu, você pode ser esclarecido quanto à... Qual é o objetivo da vida, porque é que luta pela sobrevivência, porque é que a morte existe. Eu não quero morrer. Por que é que há nascimento? Eu não desejo entrar no ventre da mãe e permanecer nesta condição empacotada por tantos dias. Eu não quero me tornar velho, mas essas coisas são impostas a mim. Portanto, nossa ocupação é, nosso negócio real é como resolver estas questões, não organizar o desenvolvimento econômico. O desenvolvimento econômico, o que quer que nós estejamos destinados, nós vamos busca-lo. Felicidade ou sofrimento, nós vamos busca-la. Assim como nós não tentamos ficar angustiados, mas ela vem. Ela é imposta sobre nós. Similarmente, a pequena felicidade que você está destinado a obter, ela também virá. Esse é o conselho do śāstra. Não desperdice o seu tempo para obter artificialmente alguma felicidade. Seja qual for a felicidade que você está destinado a obter, ela virá automaticamente. Como ela virá? Yathā duḥkham ayatnataḥ. O mesmo caminho. Assim como você não tenta ficar aflito, mas ela vem sobre você. Da mesma forma, mesmo que você não tente ser feliz, seja qual for o seu destino, você alcançará a felicidade.

Então, não perca o seu tempo se preocupando com o que é chamado de felicidade e sofrimento. Melhor utilizar o seu precioso tempo para entender qual é o objetivo da vida, porquê existem tantos problemas, porquê você tem que lutar pela sobrevivência. Esta é a sua ocupação... Este é o movimento para a consciência de Kṛṣṇa e estamos induzindo as pessoas a entender o problema. Não é um movimento sectário ou movimento de cunho religioso. É um movimento cultural educacional. Todo homem tem que entender o objetivo da vida. Todo homem tem que compreender porque há luta pela sobrevivência, se há algum remédio, se há qualquer processo onde nós podemos viver muito pacificamente sem quaisquer perturbações, sem qualquer... Estas são as coisas a serem aprendidas na vida humana, e deve-se aproximar... Assim como Sanātana Gosvāmī, ele era ministro, muito educado, bem colocado, mas ele se aproximou de Caitanya Mahāprabhu. Então, nós devemos nos aproximar do Senhor Śrī Caitanya Mahāprabhu ou de Seus representantes e nos render. Tad viddhi praṇipātena (BG 4.34). O caminho não é um desafio, "Você pode me mostrar Deus?" Estes são desafios. Não é desta maneira. Deus está em todo lugar, mas antes de tudo faça seus olhos enxergar a Deus, então você desafia, "Você pode me mostrar Deus?" Esta atitude não vai nos ajudar. Submissão. Tad viddhi praṇipātena. Este é o preceito do śāstra. Se você quer entender a ciência, a ciência transcendental, tad viddhi - tente entende-la - mas praṇipātena - muito humildemente. Assim como Sanātana Gosvāmī está se submetendo muito humildemente.