PTBR/Prabhupada 0354 - Homem cego conduzindo outros cegos



Lecture on SB 2.3.2-3 -- Los Angeles, May 20, 1972

Pradyumna: "Comentário: Na sociedade humana, em todo o mundo, há milhões e bilhões de homens e mulheres, e quase todos eles são menos inteligentes porque eles têm muito pouco conhecimento da alma espiritual".

Prabhupāda: Esse é o nosso desafio, de que há milhões e trilhões de homens e mulheres por todos o mundo, mas eles não são nem um pouco inteligentes. Esse é o nosso desafio. Então, o movimento da consciência de Kṛṣṇa pode ser considerado por outros como louco, mas nós desafiamos que "vocês são todos homens loucos". Portanto temos um pequeno livro, "Quem é Louco?" Porque eles estão pensando que "Esses garotos e garotas carecas são loucos," mas na verdade eles é que são loucos. Porque eles não têm inteligência. Por que? Eles não sabem o que é a alma espiritual. Essa é a consciência animal. Cães, gatos, eles pensam que o corpo, eles são o corpo.

yasyātma-buddhiḥ kuṇape tri-dhātuke
sva-dhīḥ kalatrādiṣu bhauma ijya-dhīḥ
yat tīrtha-buddhiḥ salile na karhicij
janeṣv abhijñeṣu sa eva go-kharaḥ
(SB 10.84.13)

Go-khara. go significa vaca, e khara significa asno. Uma pessoa que está na consciência corpórea da vida, "eu sou este corpo". Então 99.9% de toda a população mundial, eles são assim, "eu sou este corpo." "Sou americano," "sou indiano," "sou africano," "sou isso..."

E eles estão brigando como gatos e cachorros, eles brigam, "eu sou gato e você é cachorro. Você é cachorro, eu sou gato." É tudo. Então esse desafio, que "vocês são todos patifes," é uma palavra muito forte, mas na verdade esse é o fato. Esse é o fato. Trata-se de um movimento revolucionário. Estamos desafiando todo mundo que "vocês são um grupo de asnos e vacas e animais, porque vocês não têm conhecimento além deste corpo". Portanto é dito... neste comentário, eu mencionei especialmente. "Porque eles têm pouco conhecimento da alma espiritual, todos eles carecem de inteligência." Eu falei com grandes, grandes professores. Em Moscow, aquele cavalheiro, Professor Kotovsky, ele disse, "Swamiji, depois da morte, não há nada. Tudo se acaba." E ele é um dos grandes professores do país. Então esse é o defeito da civilização moderna, que toda a sociedade está sendo governada por gatos e cães, na verdade. Então como pode haver paz e prosperidade? Não é possível. Andhā yathāndhair upanīyamānāḥ.

Um homem cego liderando outro homem cego. Se alguém tem olhos para ver, ele pode liderar centenas e milhares de homens, "Por favor venham comigo. Eu cruzarei a estrada." Mas se o homem no comando, se ele é cego, como é que ele pode guiar os outros? Andhā yathāndhair upanīyamānāḥ. Então Bhāgavata, não há comparação. Não pode haver. É uma ciência transcendental. Andhā yathāndhair upanīyamānās te 'pīśa-tantryām uru-dāmni baddhāḥ (SB 7.5.31). Īśa-tantryām, estes líderes cegos, eles estão atados pelas leis da natureza, e eles estão dando conselhos. Que conselho eles podem dar?