PTBR/Prabhupada 0546 - Publiquem Tantos Livros Quantos Forem Possíveis E Os Distribuam Por Todo O Mundo



His Divine Grace Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Prabhupada's Appearance Day, Lecture -- Mayapur, February 21, 1976

Prabhupāda: Enquanto a entidade viva está neste mundo material, ela tem que associar-se com os diferentes modos da natureza material. O mesmo exemplo. Assim como a faísca do fogo cai sobre o solo. Mas uma vez no solo, elas têm uma situação diferente. Uma situação é grama seca, uma situação é grama molhada, e uma situação é simplesmente solo. Então, da mesma forma, existem três posições: sattva-guṇa, rajo-guṇa, tamo-guṇa. Assim, sattva-guṇa significa que se a centelha cai sobre a grama seca, então, se incendia a grama. Assim, em sattva-guṇa, prakāśa, essa qualidade do fogo é demonstrada. Mas se ela cai na água, no solo molhado, então é completamente extinta. Três etapas. Da mesma forma, quando chegamos a este mundo material, se nós nos associamos com sattva-guṇa, então há alguma esperança de vida espiritual. E se estamos em rajo-guṇa não há esperança, e tamo-guṇa, não há esperança. Rajas-tamaḥ. Rajas-tamo-bhāva kāma-lobhādayaś ca ye. Rajas-tamaḥ. Se nos associarmos com rajo-guṇa and tamo-guṇa, então nossos desejos serão luxuriosos e gananciosos. Kāma-lobhādayaś ca. Tato rajas-tamo-bhāva kāma-lobhādayaś ca. E se aumentarmos a nossa qualidade sattva-guṇa, então esta kāma-lobhādaya, essas duas coisas, não vão nos tocar. Podemos estar pouco distantes de kāma-lobha. Portanto, se na sattva-guṇa... Isto é afirmado no Śrīmad-Bhāgavatam:

śṛṇvatāṁ sva-kathāḥ kṛṣṇaḥ
puṇya-śravaṇa-kīrtanaḥ
hṛdy antaḥ-stho hy abhadrāṇi
vidhunoti suhṛtsatām
(SB 1.2.17)

Portanto, temos que transcender todas estas três qualidades, sattva-guṇa, rajo-guṇa, tamo-guṇa, especialmente rajo-guṇa, tamo-guṇa. Se nós não tentarmos fazer isso, então não há esperança de salvação espiritual, ou liberação do enredamento material. Mas na Kali-yuga não há praticamente sattva-guṇa, simplesmente rajas, rajo-guṇa, tamo-guṇa, especialmente tamo-guṇa. Jaghanya-guṇa-vṛtti-sthaḥ (BG 14.18). Kalau śūdra-sambhavaḥ. Portanto, Śrī Caitanya Mahāprabhu espalhou este movimento da consciência de Kṛṣṇa, cantando o mantra Hare Kṛṣṇa.

Assim, a partir deste lugar Śrī Caitanya Mahāprabhu começou este movimento, o movimento da consciência de Kṛṣṇa, por toda a parte da Índia, e Ele desejou que pṛthivīte āche yata nagarādi grāma: "Então como muitas cidades e vilas estão lá, este movimento da consciência de Kṛṣṇa deve ser espalhado. "(CB Antya-khaṇḍa 4.126) Portanto, este movimento da consciência de Kṛṣṇa está agora em sua mão. Claro que, em 1965 (1922), Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura, queria que eu fizesse alguma coisa a este respeito. Ele queria isso do seu, de todos os seus discípulos. Especialmente ele ressaltou várias vezes: "Faça isso. Tudo o que você aprendeu, tente expandir no idioma Inglês. " E em 1933, quando ele estava em Rādhā-kunḍa, Eu estava naquele momento em Bombaim em conexão com a minha vida empresarial. Então, eu vim para vê-lo, e um amigo queria dar alguma terra em Bombaim, para iniciar a Bombay Gauḍīya Maṭha. Ele é meu amigo. Então, essa é uma longa história, mas eu desejo narrar isso, a missão de Bhaktisiddhānta Sarasvatī Gosvāmī. Então, naquela época um dos meu irmãos espirituais também estava presente. Ele me lembrou sobre a doação do meu amigo, e Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura Prabhupāda imediatamente tomou a terra. Ele continuou dizendo: "Não há necessidade de estabelecer muitos templos. Melhor publicarmos alguns livros." Ele disse assim. Ele disse: "Começamos a nossa, essa Gauḍīya Maṭha em Ultadanga. O aluguel era muito baixo, e se pudéssemos reunir de 2 a 250 rúpias, foi muito bom como estava acontecendo. Mas desde que esse JV Datta nos deu esta pedra, pedra de mármore Ṭhākurabari, nossa concorrência entre os discípulos têm aumentado, portanto eu não gosto mais. Em vez disso, eu preferiria tirar a pedra de mármore, vendê-la, e publicar alguns livros. " Então eu aderi essa questão, e ele também me aconselhou especialmente de tal modo: "Se você conseguir dinheiro, tente publicar livros." Então, por sua bênção tornou-se muito bem sucedido por sua cooperação. Agora os nossos livros estão sendo vendidos em todo o mundo, e é uma venda muito satisfatória. Então, neste dia particular do advento de Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura, tente se lembrar de suas palavras, que ele queria que muitos livros fossem publicados sobre a nossa filosofia, e que eles deviam ser dados ao público conhecedor do Inglês especialmente, porque o idioma Inglês é agora a língua mundial. Estamos em turismo por todo o mundo. Então, em qualquer lugar que falamos Inglês, entende-se, salvo em alguns lugares. Então, neste dia, em particular, sobre o advento de Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, Eu especialmente solicitaria aos meus discípulos que estão cooperando comigo, que tentem publicar tantos livros quantos forem possíveis e os distribuam por todo o mundo. Isso irá satisfazer Śrī Caitanya Mahāprabhu, bem como Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura. Muito obrigado.

Devotos: Jaya Śrīla Prabhupāda.