PTBR/Prabhupada 0549 - O Real Propósito Da Yoga É Controlar Os Sentidos



Lecture on BG 2.62-72 -- Los Angeles, December 19, 1968

Tamāla Kṛṣṇa: "... dos sentidos, uma pessoa desenvolve apego a eles, e de tal apego luxúria se desenvolve, e da luxúria surge a ira (BG 2.62). " Significado. "Aquele que não é consciente de Kṛṣṇa está sujeito a desejos materiais enquanto contempla os objetos dos sentidos. Os sentidos exigem compromissos reais, e se eles não estão engajados no serviço amoroso transcendental do Senhor, eles certamente vão buscar engajamento a serviço do materialismo. "

Prabhupāda: Sim. Aqui está o segredo do sistema de yoga. Yoga indriya-saṁyama. O real propósito da yoga é controlar os sentidos. Nossas atividades materiais significa engajar os sentidos em algum objetivo específico ou desfrute. Esse é o nosso engajamento material. E sistema de yoga significa que você tem que controlar os sentidos e desapegar os sentidos do desfrute material, ou prazer material e dores, e desviá-los, concentrando-se em ver a Superalma Viṣṇu dentro de si mesmo. Esse é o real propósito da yoga. Yoga não significa... Claro que, no início, há diferentes regras e regulamentos, postura sentada, só para trazer a mente sob controle. Mas, elas mesmo não são o fim. O final é parar o engajamento material e começar o engajamento espiritual. Então aqui é explicado.Continue a leitura.

Tamāla Kṛṣṇa: "No mundo material todos, incluindo o Senhor Śiva e o SenhorBrahmā - para não falar de outros semideuses nos planetas celestiais - estão sujeitos à influência dos objetos dos sentidos."

Prabhupāda: Os objetos dos sentidos, sim.

Tamāla Kṛṣṇa: "Os objetos dos sentidos. E a única maneira de sair deste enigma da existência material é tornar-se consciente de Krishna. "

Prabhupāda: Ele é aprendido da literatura Védica que... Claro que Eles estão nos mostrando, o Senhor Siva, o Senhor Brahmā. Eles também foram algumas vezes atraídos por objetos dos sentidos. Assim como o Senhor Brahmā, sua filha Sarasvatī... Sarasvatī é considerada a forma mais perfeita de beleza, beleza feminina, Sarasvatī. Então, o Senhor Brahmā tornou-se encantado com a beleza de sua filha apenas para nos mostrar o exemplo de que mesmo personalidades como o Senhor Brahmā por vezes, tornam-se encantados. Essa māyā é tão forte. Ele esqueceu que "Ela é minha filha." Então, em penitência a isso, Brahmā teve que abandonar o corpo. Essas histórias estão lá no Śrīmad-Bhāgavatam. Da mesma forma, o Senhor Śiva também, quando Kṛṣṇa apareceu diante dele em Mohini-Murti... Mohinī-mūrti.... Mohinī-significa a forma feminina mais encantadora, bonita. Lord Śiva também ficou louco atrás Dela. Assim, onde quer que Ela estivesse indo, o Senhor Śiva estava a perseguindo. E afirma-se que enquanto perseguia Mohinī-mūrti, o Senhor Śiva teve descargas. Então, esses exemplos estão lá. Como se afirma no Bhagavad-gītā, daivī hy eṣā guṇamayī mama māyā duratyayā (BG 7.14). Toda a energia material está encantando cada um de nós por esta beleza, a beleza feminina. Na verdade, não há beleza. É ilusão. Śaṅkarācārya diz que "Vocês estão atrás dessa beleza, mas já analisaram essa beleza? O que é a beleza? " Etad rakta-māṁsa-vikāram. É exatamente como nossos alunos, Govinda dāsī and Nara-nārāyaṇa, moldagens de gesso de Paris. Neste momento, não há qualquer atração. Mas, esses gessos de Paris quando estiverem bem pintados, serão muito atraentes. Do mesmo modo, este corpo é uma combinação de sangue e músculos e veias. Se você cortar a parte superior do seu corpo, tão logo você vê por dentro, são todas coisas horríveis detestáveis. Mas, aparentemente tão pintado pela cor ilusória de māyā, oh, parece muito atraente. E isso está atraindo nossos sentidos. Esta é a causa do nosso cativeiro.