PTBR/Prabhupada 0552 - Como parar esta repetição de nascimento e morte - Eu estou bebendo veneno



Lecture on BG 2.62-72 -- Los Angeles, December 19, 1968

Prabhupāda: Jāniyā śuniyā biṣa khāinu. Eu sei isto, eu estou ouvindo. Ainda,... Jāniyā śuniyā biṣa... Exatamente como um ladrão. Jāniyā śuniyā, estas palavras são muito significativas. Jāniyā significa saber e śuniyā significa ouvir. Então um ladrão inveterado, ele sabe que "Se eu roubar eu posso ser colocado na prisão". E ele tem ouvido das escrituras que "Não roube. Porque você vai para o inferno". Então ele tem ouvido das escrituras e ele tem visto na prática. Ele tem experimentado praticamente, mas tão logo ele é liberto da vida prisional, ele de novo comete o mesmo erro. Jāniyā śuniyā biṣa khāinu. Nós sabemos, nós estamos ouvindo das escrituras, das autoridades, literaturas Védicas, que "eu tenho de obter este miserável corpo condicionado, corpo material, para sofrer os três tipos de misérias materiais; no entanto, eu não estou muito ansioso em parar esta repetição de nascimento e morte. Eu estou bebendo veneno". Jāniyā śuniyā biṣa khāinu. Hari hari biphale janama goṅāinu. Estas músicas são muito instrutivas. Simplesmente propositadamente, nós estamos bebendo veneno. Continue.

Tamāla Kṛṣṇa: "Alguém que não está, portanto, em consciência de Kṛṣṇa, embora ele possa ser poderoso em controlar os sentidos por repressão artificial, é certa sua derrota no final, porque o menor pensamento de prazer dos sentidos irá levá-lo para satisfazer seus desejos". 63: "Da ira, vem a ilusão, e da ilusão a confusão da memória. Quando a memória está confusa a inteligência está perdida, e quando a inteligência está perdida a pessoa cai novamente no poço material".

Prabhupāda: Nossa posição é, nós somos constituídos deste corpo. Corpo significa os sentidos e o controlador dos sentidos ou o que é chamado, condutor, condutor dos sentidos, é a mente. E mente é dirigida pelo pensamento, sentimento e vontade, a psicologia, a ciência da psicologia, que está sendo dirigida pela inteligência. E acima da inteligência, eu estou situado. Eu sou uma alma espiritual. Então como nós nos tornamos vítimas desta māyā, isto é descrito aqui, que da ira, nasce ilusão, e da ilusão, confusão da memória. Memória confusa. Eu esqueci completamente que eu não sou este corpo, Eu sou alma espiritual, ahaṁ brahmāsmi; eu sou parte e parcela do Brahman Supremo, espírito, todo absoluto. O qual eu esqueci. E quando a memória está confusa, e tão logo eu esqueço que sou alma espiritual, eu me identifico com este mundo material, ilusão. Inteligência é perdida. Eu deveria ter usado minha inteligência para dirigir as atividades da mente - pensar, sentir e desejar - e porque minha mente não está controlada, meus sentidos não estão controlados, portanto estou caído. Esta é a análise da estrutura física inteira. Continue.

Tamāla Kṛṣṇa: 64: "Aquele que pode controlar seus sentidos através dos princípios regulativos e que está livre do apego e aversão pode obter a misericórdia de Deus".

Prabhupāda: Sim. Nós temos falhado. Como nós caímos? Caímos para a plataforma do gozo dos sentidos. Portanto, você tem de começar a elevar-se a partir dos sentidos, controlando os sentidos. Este é o caminho da auto-realização. Seja praticando yoga ou praticando bhakti, serviço devocional, o principio é controlar os sentidos.