PTBR/Prabhupada 0654 - Você não pode ver Deus pelos seus próprios esforços porque seus sentidos são todos uma insensatez



Lecture on BG 6.6-12 -- Los Angeles, February 15, 1969

Assim como no Bhagavad-gītā é dito:

patraṁ puṣpaṁ phalaṁ toyaṁ
yo me bhaktyā prayacchati
tad ahaṁ bhakty-upahṛtam
aśnāmi prayatātmanaḥ
(BG 9.26)

"Se alguém Me oferecer uma flôr, frutas, vegetais, leite, com amor devocional, Eu aceito e como." Agora, como Ele está comendo, isso você não pode ver no presente - mas Ele está comendo. Isso estamos experimentando diariamente. Estamos oferecendo Kṛṣṇa, de acordo com o processo ritualístico, e você vê que o sabor da comida é alterado imediatamente. Isso é prático. Ele come, mas porque Ele é completo, Ele não come como nós. Assim como se eu lhe dou um prato de alimento, você termina. Mas Deus não está com fome, mas Ele come. Ele come e mantém as coisas como elas são. Pūrṇasya pūrṇam ādāya pūrṇam evāvaśiṣyate (Śrī Īśopaniṣad, Invocação). Deus é tão completo, que Ele pode tomar todo o alimento que você oferece, e ainda ele permanece como está. Ele pode comer com os olhos. Isso é afirmado no Brahma-saṁhitā: aṅgāni yasya sakalendriya-vṛttimanti. Cada parte do membro do corpo de Deus tem todas as potências de outro membro. Assim como você pode ver com os seus olhos. Mas você não pode comer com os seus olhos. Mas Deus, se Ele simplesmente ver o alimento que você tiver oferecido, isso é o Seu comer.

Então, essas coisas não podem ser compreendidas no presente momento. Portanto, este Padma Purāṇa diz: que só quando a pessoa se torna espiritualmente repleta pelo serviço transcendental ao Senhor, então, o nome transcendental, forma, qualidade e passatempos do Senhor são revelados a você. Você não pode compreender pelo seu próprio esforço, mas Deus revela a você. Assim como se você quer ver agora o sol. Agora está escuro. Se você diz: "Oh, eu tenho uma tocha de luz muito forte. Vamos lá, vou mostrar-lhe a luz do sol, sol." Você não pode mostrar. Mas quando o sol nasce por vontade própria na parte da manhã, você pode ver. Da mesma forma você não pode ver Deus pelo seu esforço, porque os seus sentidos são uma insensatez. Você tem que purificar seus sentidos e você tem que esperar o momento quando Deus terá o prazer de revelar-Se diante de você. Este é o processo. Você não pode desafiar. "Oh, meu querido Deus, meu querido Kṛṣṇa, por favor, venha. Vou vê-lo." Não, Deus não é o provedor das suas ordens, seu servo. Então, quando Ele estiver satisfeito, você vai ver.

Assim, o nosso processo é como agradá-Lo para que Ele seja revelado para mim. Esse é o verdadeiro processo. Você não pode... Por isso, eles estão interpretando erroneamente um Deus absurdo. Porque eles não podem ver Deus, qualquer um que diz: "Eu sou Deus", é aceito. Mas eles não sabem o que é Deus. Alguém diz: "Eu estou em busca da verdade." Mas você deve saber o que é a verdade. Caso contrário, como você vai procurar a verdade? Suponha que se você quiser comprar ouro. Você deve, teoricamente, saber, ou pelo menos ter alguma experiência do que é ouro. Caso contrário, as pessoas vão enganá-lo. Então, essas pessoas estão sendo enganadas, aceitando tantos patifes como Deus. Porque eles não sabem o que é Deus. Alguém vem: "Oh, eu sou Deus," e o patife - ele é patife, e o homem que diz: "eu sou Deus", ele também é patife. A sociedade patife, e um patife são aceitos como Deus. Deus não é assim. Um indivíduo tem de qualificar-se para ver Deus, para entender Deus. Isso é consciência de Kṛṣṇa. Sevonmukhe hi jihvādau svayam eva sphuraty adaḥ (Bhakti-rasāmṛta-sindhu 1.2.234). Se você engajar-se no serviço do Senhor, então você será qualificado para ver Deus. Caso contrário, isso não é possível. Continue.