PTBR/Prabhupada 0669 - Fixar a mente signifca manter sua mente em Krishna



Lecture on BG 6.16-24 -- Los Angeles, February 17, 1969

Devoto: Verso número dezessete: "Aquele que é regulado em seus hábitos de comer, dormir, trabalhar e lazer, pode mitigar todas as dores materiais, praticando o sistema de yoga (BG 6.17)."

Prabhupāda: Sim, você simplesmente... Não é questão de frequentar uma chamada aula de yoga e pagar uma taxa de cinco rúpias ou cinco dólares para manter-se reduzido de gordura e assim por diante, mantendo-se saudável. Você simplesmente pratica. Esta prática: Coma o que você precisa, durma o quanto você precisa. Sua saúde será excelente. Não há necessidade de nenhuma ajuda externa. Simplesmente por praticar isto você terá tudo certo. Continue.

Devoto: Verso número dezoito: "Quando o yogi, pela prática da yoga, disciplina suas atividades mentais e fica situado na transcendência, desprovido de todos os desejos materiais, ele é dito ter atingido a yoga (BG 6.18)."

Prabhupāda: Sim. Manter a mente em equilíbrio. Essa é a perfeição da yoga. Manter a mente... como vocês podem fazer isto? Se vocês… No campo material você não pode manter sua mente em equilíbrio. Isso não é possível. Tomemos, por exemplo, este Bhagavad-gītā. Se você ler diariamente quatro vezes você não vai se cansar. Mas pegue qualquer outro livro, depois de ler uma hora você vai se cansar. Este canto, Hare Kṛṣṇa. Vocês cantam dia e noite, e dançam, nunca vão se cansar. Mas escolha um outro nome. Apenas depois de meia hora, terminado. É aborrecimento. Entende? Portanto, fixar a mente significa manter sua mente em Kṛṣṇa, em seguida terminado, toda a yoga. Você é um yogi perfeito. Você não tem que fazer nada. Basta fixar a sua mente. Sa vai manaḥ kṛṣṇa-padāravindayor vacāṁsi vaikuṇṭha (SB 9.4.18). se você falar, você fala de Kṛṣṇa. Se você comer, coma de Kṛṣṇa. Se você pensar, pense em Kṛṣṇa. Se você trabalhar, trabalhe para Kṛṣṇa. Assim, deste modo, esta prática de yoga será perfeita. Não o contrário. E essa é a perfeição da yoga. Destituído de todos os desejos materiais. Se você está simplesmente desejando por Kṛṣṇa, onde está o propósito do desejo material? Terminado, todo o desejo material terminado. Você não tem que tentar pará-lo artificialmente. "Oh, eu não devo ver nenhuma garota bonita. Vou fechar os olhos." Isso você não pode fazer. Mas se você fixar a sua mente em consciência de Kṛṣṇa você está dançando com muitas meninas bonitas. Tudo bem, como irmão e irmã sem dúvida. Isto é prático - perfeição da yoga. Artificialmente você não pode fazer.

Simplesmente na consciência de Kṛṣṇa. Toda a perfeição está lá. Tente compreender. Toda perfeição. Porque essa é a plataforma espiritual. A plataforma espiritual é eterna, feliz e cheia de conhecimento. Portanto, não há apreensão. Sim, vá em frente.