PTBR/Prabhupada 0696 - A Bhakti-yoga é a devoção pura



Lecture on BG 6.46-47 -- Los Angeles, February 21, 1969

Devoto: "Efetivamente, bhakti-yoga é o objetivo final, para analisar bhakti-yoga minuciosamente, uma pessoa tem que entender essas outras yogas secundárias. O yogi que é progressivo, está portanto no verdadeiro caminho da auspiciosidade eterna. Aquele que adere a um determinado ponto e não faz mais progressos é chamado por esse nome em particular."

Prabhupāda: Sim. Agora, se alguém está praticando jñāna-yoga, se ele acha que isso está concluído, isso é errado. Você tem que fazer mais progressos. Assim como temos dado muitas vezes o exemplo, há uma escada. Você tem que ir para o andar mais alto, que é, digamos o centésimo andar. Então, alguém está no quinquagésimo andar, alguém está no trigésimo andar, alguém está no octogésimo andar. Então, se por chegar ao específico trigésimo andar, quinquagésimo ou octagésimo, se pensa, "Isto está terminado," então ele não está progredindo. Uma pessoa tem que ir até o fim. Isso é a maior plataforma de yoga. toda a escada pode ser chamada de um sistema de yoga, conectando, vínculo. Mas não fique satisfeito por manter-se no quinquagésimo ou octagésimo andar. Vá para a plataforma mais alta, ao centésimo ou centésimo quinquagésimo andar. Isto é bhakti-yoga. Continue.

Devoto: "Mas se alguém é afortunado o suficiente para chegar ao ponto de bhakti-yoga, é para ser entendido que ele superou todas as diferentes iogas."

Prabhupāda: Agora, se alguém em vez de subir os degraus, é dado a ele a chance de ir de elevador, dentro de um segundo ele chega ao topo. Então, se alguém diz: "Por que devo aproveitar este elevador? I devo ir de degrau em degrau," ele pode ir. Mas há oportunidade. Se você aceita essa bhakti-yoga, imediatamente você obtém o auxílio do elevador e dentro de um segundo você está no centésimo andar. Este é o processo. Processo direto. Você pode ir passo a passo, seguindo todos os outros sistemas de ioga. Mas você pode aceitar diretamente. O Senhor Caitanya indicou que nesta era, as pessoas tem a vida muito curta, elas estão perturbadas, elas estão cheias de ansiedade. Portanto, por Sua graça, por Sua misericórdia sem causa, Ele está dando-lhe a carona imediatamente - vir para a bhakti-yoga cantando Hare Kṛṣṇa. Imediatamente. Você não tem que esperar. Aceitar imediatamente. Esse é o presente especial do Senhor Caitanya. Portanto Rūpa Gosvāmī reza, oferece respeito ao Senhor Caitanya: namo mahā-vadānyāya kṛṣṇa-prema-pradāya te (CC Madhya 19.53). "Oh o Senhor é a encarnação mais generosa porque está dando diretamente o amor de Kṛṣṇa. Para alcançar o amor de Kṛṣṇa uma pessoa tem que passar por tantas etapas e fases do sistema de yoga, e o Senhor está dando diretamente. Portanto, o Senhor é o mais generoso. " Então, na verdade, essa é a posição. Continue.

Devoto: "Portanto, se tornar consciente de Kṛṣṇa é o mais alto estágio de ioga, assim como quando falamos dos Himalaias, referimo-nos às mais altas, as mais altas montanhas do mundo, das quais, o pico mais alto, o monte Everest, é considerado como sendo o ponto culminante. É por grande fortuna que uma pessoa vem a consciência de Kṛṣṇa, no caminho da bhakti-yoga, e se torna bem situado de acordo com as instruções Védicas. O iogue ideal concentra sua atenção em Kṛṣṇa, que é chamado de Śyāmasundara, belamente colorido como uma nuvem, Seu rosto de lótus é resplandecente como o sol, Suas vestes são brilhantes e possui brincos, e Seu corpo é decorado com guirlanda de flores. Iluminando por todos os lados está o Seu brilho esplêndido, que é chamado de brahmajyoti. Ele encarna em diferentes formas, tais como Rāma, Nṛsiṁha, Varāha e Kṛṣṇa, a Suprema Personalidade de Deus. E Ele descende como um ser humano, como o filho de mãe Yaśodā, e é conhecido como Kṛṣṇa, Govinda, and Vāsudeva. Ele é o perfeito filho, marido, amigo, mestre; e Ele é cheio de todas as opulências e qualidades transcendentais. Se alguém permanece plenamente consciente destas características do Senhor, ele é chamado de o mais elevado iogue. Esta fase da mais alta perfeição na ioga pode ser alcançada somente por bhakti-yoga, o que é confirmado em toda a literatura védica."

Prabhupāda: Essa bhakti, no Bhagavad-gītā você encontrará, that bhaktyā mām abhijānāti yāvān yaś cāsmi tattvataḥ (BG 18.55). No início Kṛṣṇa diz que dentre milhões de pessoas, um pode compreender-Me, na verdade, fatualmente. E essa mesma palavra fatualmente é usada no Capítulo XVIII, que "Se alguém quiser conhecer-Me", Kṛṣṇa ou Deus, "Então ele tem que passar pelo processo de bhakti-yoga." Bhaktyā mām abhijānāti yāvān yaś cāsmi tattvataḥ (BG 18.55). Isso é claramente dito. Nos Vedas também é dito: simplesmente através de bhakti, serviço devocional, você pode alcançar o mais alto estágio de perfeição. Outros sistemas de yoga deve haver mistura de bhakti. Mas bhakti-yoga é a devoção não adulterada. Portanto este processo direto de bhakti-yoga é recomendado para esta era, porque eles não têm tempo suficiente para executar toda a parafernália, qualquer outro sistema de yoga. Muito obrigado. (pausa)