PTBR/Prabhupada 0700 - Serviço significa três coisas: O que serve, o que é servido, e o serviço



Lecture on BG 6.46-47 -- Los Angeles, February 21, 1969

Prabhupāda: Sim?

Devoto: Mais uma vez, Prabhupāda, na leitura esta manhã...

Prabhupāda: Não, não houve dúvidas pela manhã. Tudo bem, você pode perguntar, mas as perguntas e respostas devem estar no assunto da leitura. De outra maneira, não haverá final para perguntas e respostas, se você trouxer todos os assuntos. Entendem. De qualquer maneira, você pode terminar essa. Sim, alguma pergunta?

Devoto: Você mencionou que os gopas, amigos de Kṛṣṇa, estão brincando com Ele, e é dito que eles fizeram muitas atividades piedosas em suas vidas passadas. Eu entendo que eles são associados eternos...

Prabhupāda: Não, aqueles que são associados eternos... Alguns deles são associados eternos; alguns deles são promovidos a essa associação eterna. Suponha que se você for e se tornar um associado, um colega de Kṛṣṇa. Então, sua posição também torna-se, agora, eterna. Se simplesmente os associados eternos de Kṛṣṇa podem brincar com Ele, e não outros, então qual é o significado de você se tornar consciente de Kṛṣṇa? Você pode se tornar também. Como? Por atos piedosos de muitas, muitas vidas. Você também pode ser promovido a essa posição. Kṛta-puṇya-puñjāḥ (SB 10.12.11). Na verdade, no bhauma Vṛndāvana neste mundo material, a Vṛndāvana, principalmente os associados de Kṛṣṇa são essas entidades vivas condicionadas que estão promovidos a este perfeito estágio de consciência de Kṛṣṇa. Eles têm, antes de tudo, permissão para ver Kṛṣṇa no planeta onde os passatempos de Kṛṣṇa estão acontecendo. E então eles são promovidos para a Vṛndāvana transcendental. Por isso, é dito no Bhāgavata: kṛta-puṇya-puñjāḥ. Todos eles são promovidos. Mas até eles serem promovidos, eles são agora associados eternos. Está claro? Hare Kṛṣṇa. Então? Alguma outra pergunta?

Devoto: Prabhupāda? É possível, possível para alguém engajar a si mesmo em bhakti-yoga sem prestar serviço a Kṛṣṇa? Vamos dizer que alguém que...

Prabhupāda: Sem Kṛṣṇa, onde está bhakti?

Devoto: Bem, e se alguém está adorando o Senhor Buddha ou o Senhor Jesus...

Prabhupāda: Isso não é bhakti-yoga. Bhakti-yoga é simplesmente em conexão com Kṛṣṇa. Bhakti-yoga não pode ser aplicada a qualquer um, qualquer outra coisa. Como a filosofia de Buddha pode ser articulada com bhakti-yoga? Bhakti-yoga significa compreender Deus. Bhaktyā mām abhijānāti (BG 18.55). Você encontrará no Bhagavad-gītā, Décimo Oitavo Capítulo. Por bhakti-yoga você pode entender o Senhor, o Senhor Supremo, Deus. Mas na filosofia de Buddha não há Deus. Vocês sabem disso? Então, onde está bhakti-yoga?

Devoto: No caso dos cristãos, alguns deles adoram a Jesus Cristo.

Prabhupāda: Isso é bhakti-yoga. Porque eles aceitam Deus. A menos que você aceite Deus não há bhakti-yoga. Então a religião cristã também é Vaiṣṇavismo, porque eles aceitam Deus. Talvez no, em algum estágio, diferente deste. Existem diferentes fases da realização de Deus também. As religião cristã falam que: "Deus é grande". Aceite! Isso é muito bom. Mas quão grande Deus é, isso você pode compreender lendo o Bhagavad-gītā e o Śrīmad-Bhāgavatam. Mas há uma aceitação de que Deus é grande. Este é, por conseguinte, este é o início de bhakti. Você pode aplicar lá, bhakti. Mesmo a religião maometana. Isso também é bhakti-yoga. Qualquer religião onde o Deus é a meta - isto é, esta pode ser aplicada em bhakti. Mas quando não há Deus, ou impersonalismo, não há bhakti-yoga. Bhakti-yoga significa bhaja dhatu kti, bhaja-sevayā. Serviço. Serviço significa três coisas: o serviçal, o servido, e serviço. Alguém deve estar presente, aquele que vai aceitar o serviço. E alguém deve estar presente para prestar serviço. E, em seguida, os meios de comunicação, o processo de serviço. Assim, bhakti-yoga significa serviço. Se não há ninguém para aceitar o serviço, então onde está a bhakti-yoga? Então, qualquer filosofia ou princípio religioso que nega a existência de Deus, do Supremo, não há aplicação de bhakti.