PTBR/Prabhupada 0718 - Filhos e díscípulos devem ser sempre castigados



Morning Walk -- February 1, 1977, Bhuvanesvara

Devoto (1): Śrīla Prabhupāda, assim como essa história com as tesouras, como nós podemos forçar os cientistas a aceitar Kṛṣṇa e o Bhagavad-gītā? Como nós podemos forçar os cientistas a aceitar o Bhagavad-gītā? O problema parece ser...

Prabhupāda: Não, se é um facto, você pode forçar, se é um facto. E se não for verdade, então é obstinação. Se for verdade, você pode forçar, assim como o pai força a criança, "Vá para a escola." Porque ele sabe que sem educação a sua vida vai ser frustrada, então ele pode forçar. Eu fui forçado. Eu não estava indo para a escola. Sim. (risos) Minha mãe forçou. Meu pai era muito brando. Meu pai, er, minha mãe me obrigou. Ela mantinha um homem especialmente para me arrastar para a escola. Então força é necessária.

Gurukṛpā: Mas isso é a autoridade. Seus pais eram a sua autoridade.

Prabhupāda: Sim.

Gurukṛpā: Mas eles não nos aceitam como autoridade. Eles dizem, "eu sou igual a você. Na verdade, eu sei mais do que você"

Prabhupāda: Essa é outra loucura, outra tolice. Pai-mãe, guardião natural, eles podem forçar.

Svarūpa Dāmodara: Nós temos de mostrar-lhes a compreensão mais elevada, a parte superior do conhecimento.

Prabhupāda: Sim. A criança pode ser tola, mas pai-mãe não podem ver seu filho continuar a ser um tolo. Ele pode forçar. Governo também. Por que há força militar? Por que há força policial? Se você quer ser fora da lei, então você será forçado a aceitar a lei. A força é necessária.

Devoto (1): Mas, primeiro a criança tem que ver que há algum benefício de ir à escola.

Prabhupāda: Criança não pode ver. Ele é um patife. Ele deve ser batido com sapatos.— Em seguida ele vai ver. A criança não pode ver. Putraṁ ca śiṣyaṁ ca tāḍayen na tu lālayet (Cāṇakya Paṇḍita): "Filhos e discípulos devem sempre ser castigados" Isto é Cāṇakya Paṇḍita. "Never acariciá-los." Lālane bahavo doṣās tāḍane bahavo guṇāḥ... "Se você acariciar, ele será estragado. E se você castigá-lo, ele vai sair uma pessoa muito agradável. Portanto, ou discípulo ou filho, eles devem sempre ser castigados." Esta é a liminar de Cāṇakya Paṇḍita. Não se questiona mimá-los.

Gurukṛpā: As pessoas querem se sentir lisonjeadas. Elas não querem ser repreendidas fortemente.

Prabhupāda: E essa é a posição dos discípulos. Caitanya Mahāprabhu disse, guru more mūrkha dekhi' (CC Adi 7.71). Caitanya Mahāprabhu era o Próprio Deus, e Ele disse que "Meu Guru Mahārāja Me via como um patife tolo número um." Castigo. Isso é necessário. Cāṇakya Paṇḍita,, um grande instrutor moral, ele aconselhava, tāḍayen na tu lālayet: "Sempre castigá-los. Caso contrário, eles vão ser estragados."

Svarūpa Dāmodara: O menino inteligente sabe que, que o castigo é misericórdia.

Prabhupāda: Sim. Sim.