PTBR/Prabhupada 0723 - Substâncias químicas vem da vida; Vida não vem da química



Lecture on BG 7.4 -- Bombay, February 19, 1974

Prabhupāda: Então existe alma e existe corpo material grosseiro. e há o corpo material sutil. A alma é o princípio básico, mas para obter um corpo, como eu já expliquei, a secreção descarregada pelo pai e pela mãe, elas misturam-se, elas são emulsionadas e tomam a forma de uma ervilha. E a alma vem através do semen do pai e ele colocou lá. Em seguida, o corpo se desenvolve. Agora, apenas tentem entender. Porque a alma espiritual está lá, portanto, a matéria está em desenvolvimento. Se a alma não está lá, se a criança está morta, não mais o desenvolvimento. Não mais desenvolvimento. Nenhuma criança morta desenvolve um corpo. Todo mundo sabe. Portanto esses elementos materiais vêm da alma espiritual, não que alma espiritual vem dos elementos materiais. Não é isso. Isto é teoria errada. Se ela vem da combinação material, então porque você pode ... Produza uma entidade viva no laboratório. No laboratório, não, isso não é ... Um material ... Porque ... Criação material existe porque eu queria uma, tal circunstâncias, atmosfera, e anumantā, o Senhor Supremo, Ele é o doador da suprema sanção- Ele me dá oportunidade de entrar em um certo tipo de corpo de mãe, e o material cresce.

Portanto, o fato real é que da alma espiritual, a energia, energia material sai. Tomemos por exemplo ... Que eu estava dando, que os produtos químicos. Agora, pegue um limoeiro. É uma entidade viva, e ele está produzindo pelo menos centenas de libras de ácido cítrico. Limões, todo mundo conhece. Você toma cinquenta limões hoje, mais uma vez toma cinquenta limões, e se você extrair os limões, você vai encontrar grande quantidade de ácido cítrico. Assim, de onde o produto químico do ácido cítrico vem? Porque a entidade viva existe na árvore. Portanto, a conclusão deveria ser que os produtos químicos vêm da vida; a vida não vem de química. Se a vida vem de química, então você produza. Eu dou-lhe o produto químico, quaisquer produtos químicos que você quiser. Assim química é produzida. Assim como você tem experiência quando há transpiração. Você saboreia a transpiração; há sal. De onde vem o sal? O sal é ... qual é o nome químico? carbonato de sódio, não?

Devoto: cloridadto.

Prabhupāda: Cloridato de sódio. Sódio clorídrico. Então sodium clorídrico, de onde ele vem? Ela vem de seu corpo, e o corpo vem da alma. Portanto, a causa original de cloreto de sódio é a alma. Então, como você pode analisar um pouco da quantidade de produtos químicos do seu corpo, do corpo de árvore, a partir de qualquer corpo, assim você só imagine o corpo ilimitado, o corpo gigantesco de Kṛṣṇa, virāṭ-puruṣa, quanta química pode produzir. Portanto, não considere que isto é tudo imaginação. Kṛṣṇa diz,

bhūmir āpo 'nalo vāyuḥ
khaṁ mano buddhir eva ca
ahaṅkāra itīyaṁ me
bhinnā prakṛtir aṣṭadhā
(BG 7.4)

"Estes oito tipos de materiais, grosseiros e sutis, eles são Minha energia." Está vindo de Kṛṣṇa. Se vocês... Kṛṣṇa não está falando qualquer bobagem. Ele não está blefando você. Pelo menos aqueles que são avançados, por que vocês estão lendo Bhagavad-gītā? Porque é autorizado; Kṛṣṇa está falando. Isso é verdade. A autoridade mais exaltada. Temos que tomar o conhecimento da autoridade; nós não podemos fabricar conhecimento. Isso não é ... Isso é conhecimento imperfeito, porque nossos sentidos são imperfeitos.