PTBR/Prabhupada 0754 - Luta muito instrutiva entre ateísta e teísta



Nrsimha-caturdasi Lord Nrsimhadeva's Appearance Day -- Bombay, May 5, 1974

Hoje é o dia de aparecimento do Senhor Nṛsiṁha-deva. É chamado de Nṛsiṁha-caturdaśī. Então, eu estou tão contente que dentro de um curto espaço de tempo, estes meninos aprenderam a tocar muito bem. e, especialmente, eu tenho que agradecer ao Sr. Hiraṇyakaśipu. (aplausos) O senhor Hiraṇyakaśipu desempenhou o seu papel muito bem.

Então isso é muito instrutivo - uma luta entre o ateu e o teísta. Essa história de Prahlāda Mahārāja é eternamente verdadeira. Há sempre uma luta entre o ateu e o teísta. Se uma pessoa se torna consciente de Deus, consciente de Kṛṣṇa então ele vai encontrar muitos inimigos. Porque o mundo está cheio de demônios. O que falar do devoto de Kṛṣṇa, mesmo Kṛṣṇa, quando Ele veio pessoalmente, ele tinha que matar tantos demônios. Houve Seu tio materno, irmão de sua mãe, muito profundamente relacionados. Ainda assim, ele queria matar Kṛṣṇa. Tão logo algum filho nascia de Devakī, imediatamente ele matava, porque ele não sabia quem será Kṛṣṇa. A previsão era de que o oitavo filho de sua irmã vai matar Kaṁsa. Então ele começou a matar todas as crianças. Por fim, Kṛṣṇa.

veio. Mas ele não podia matar Kṛṣṇa. Ele foi morto por Kṛṣṇa.Então, ninguém pode matar Deus. Os demônios, sociedade sem Deus, eles simplesmente querem matar Deus. Mas, na verdade, Deus nunca está morto, mas o demônio é morto por Deus. Essa é a lei da natureza. Esta é a instrução de vida de Prahlāda Mahārāja. Podemos entender que, como é afirmado no Bhagavad-gītā, mṛtyuḥ sarva-haraś cāham (BG 10.34). No Bhagavad-gītā é dito que "Eu também sou morte na forma de tirar tudo, tudo o que você possui." Estamos muito orgulhosos de possuir coisas materiais, aquisições materiais, mas quando Kṛṣṇa vem... Prahlāda Mahārāja saw. Hiraṇyakaśipu, seu pai também viu Nṛsiṁha-deva. Este Hiraṇyakaśipu era muito inteligente como os materialistas, cientistas, são muito inteligentes. Inteligentemente eles estão inventando muitas coisas. Qual é a idéia? A ideia é "Vamos viver para sempre e desfrutar de gratificação dos sentidos mais e mais." Isso é chamado de avanço ateísta da civilização. Então Hiraṇyakaśipu era típico materialista. Hiraṇya significa ouro e kaśipu significa cama macia, almofada. Pessoas assim materialistas, elas são muito apreciadoras de ouro e gostam de sexo. Esse é o seu negócio. Então Hiraṇyakaśipu é o exemplo típico desta pessoa materialista. E Prahlāda Mahārāja, prakṛṣṭa-rūpeṇa āhlāda. Āhlāda significa bem-aventurança transcendental. Ananda-cinmaya-rasa-pratibhāvitābhiḥ (Bs. 5,37). Identificação real das entidades vivas é prahlāda, benção. Mas por conta da associação material, estamos em condição miserável de vida.