PTBR/Prabhupada 0758 - Sirva a pessoa que dedicou sua vida a Krishna



760516 - Lecture SB 06.01.16 - Honolulu

Prabhupāda: Se alguém dedica sua vida para Kṛṣṇa, yathā kṛṣṇārpita prāṇas tat-puruṣa-niṣevayā (SB 6.1.16). Tat-puruṣa, you É impossível dedicar a nossa vida a Kṛṣṇa a menos que nós sirvamos o devoto de Kṛṣṇa. Tat-puruṣa-niṣevayā. Você não pode se aproximar de Kṛṣṇa diretamente. Isso não é possível. Você tem que passar por Seu devoto. Portanto Kṛṣṇa envia Seu devoto, "Vã e liberte-os." Assim como Dhruva Mahārāja. Ele não sabia como conseguir o favor da Suprema Personalidade de Deus, mas por causa de sua ânsia... Ele queria ver Deus. Porque ele era kṣatriya... Isto sua mãe disse, que "só Deus pode ajudá-lo, meu querido filho. Se você quiser tornar-se rei no trono do seu pai, uma melhor posição, então só Deus pode ajudá-lo. Eu não posso ajudar. Não é..." Então, ele estava determinado: "Eu preciso ver Deus." Então, ele foi para a floresta, mas ele não sabia como se aproximar de Deus. Um menino de cinco anos somente, ele tinha a determinação. Então Kṛṣṇa viu que " Este menino é muito determinado." Portanto, Ele enviou o Seu representante, Nārada: "Vá e treine-o Ele está muito ansioso."

Portanto Caitanya Mahāprabhu diz, guru-kṛṣṇa-kṛpāya pāya bhakti-latā-bīja (CC Madhya 19.151). Você pode entrar no serviço devocional por dupla misericórdia. Uma misericórdia é Kṛṣṇa; e outra misericórdia é o mestre espiritual. Portanto aqui, é dito a mesma, coisa kṛṣṇārpita prāṇas, kṛṣṇārpita-prāṇas tat-puruṣa niṣevayā (SB 6.1.16). Não pode ser kṛṣṇārpita prāṇaḥ, alguém não pode dedicar sua vida para Kṛṣṇa, a menos que ele tenha obtido a misericórdia do mestre espiritual. Este é o caminho. Você não pode obter diretamente. Isso não é possível. Portanto Narottama dāsa Ṭhākura disse, existem muitas de suas canções... Chāḍiyā vaiṣṇava-sevā, nistāra pāyeche kebā:"Sem servir ao Vaiṣṇava, quem obteve liberação? Ninguém obtém."

tāṅdera caraṇa-sevi bhakta-sane vās
janame janame mora ei abhilāṣ

Narottama dāsa Ṭhākura diz que "eu tenho de servir aos gurus, Sanātana Gosvāmī, Rūpa Gosvāmī, e viver em associação com devotos." Tāṅdera caraṇa-sevi bhakta-sane vās. Narottama dāsa Ṭhākura disse, janame janame mora ei abhilāṣ. Nossa... Nós somos... A ambição deve ser como servir Kṛṣṇa através da sucessão discipular, guru, e viver na associação com os devotos. Este é o processo. Então, estamos abrindo tantos centros em todo o mundo. Esta é a política, que as pessoas possam ter oportunidade de se associar com devotos e a chance de servir ao Vaiṣṇava. Em seguida, ele será bem-sucedido.

Portanto aqui é dito, bhakti-yoga significa, não somente dedicar a vida a Kṛṣṇa, mas também servir ao Vaiṣṇava, tat-puruṣa. Tat-puruṣa significa servir a uma pessoa que dedicou sua vida a Kṛṣṇa. Duas coisas: dedicação a Kṛṣṇa e dedicação ao devoto of Kṛṣṇa. Assim, deste modo, se nós progredirmos, então é muito fácil tornar-se livre desta contaminação material. Isso está afirmado. Na tathā hy aghavān rājan pūyeta tapa-ādibhiḥ (SB 6.1.16). Tapa-ādibhiḥ, é processo geral, mas é muito, muito difícil, especialmente nesta era. Então, se nós simplesmente tomarmos este caminho, que dedica a vida a Kṛṣṇa e dedicarmos a vida ao Vaiṣṇava, então nossa vida será bem sucedida.

Muito obrigado.

Devotos: Jaya Śrīla Prabhupāda.