PTBR/Prabhupada 0770 - Eu amo a alma. Atma-tattva-vit. E porque eu amo alma



Lecture on SB 2.1.1 -- Paris, June 9, 1974

Prabhupāda: Assim como em no nosso movimento da consciência de Kṛṣṇa, nós não falamos de nada. Nós simplesmente falamos de Kṛṣṇa. E se falamos de Kṛṣṇa, pelo menos, por cem anos, na posição atual, ainda assim, o nosso estoque não ficará esgotado. Nós temos tantos livros. Se por cem anos, qualquer que seja o estoque que já temos, se lermos por cem anos continuamente, e tentamos entender uma palavra do Śrīmad-Bhāgavatam, então vai levar cem anos. Essa uma palavra janmādy asya yataḥ (SB 1.1.1), se você tentar entender, você pode compreendê-la por cem anos. Por isso, é tão bom, Śrīmad-Bhāgavatam. Continue lendo todos os dias. Você vai descobrir... Ambos Śrīmad-Bhāgavatam, Bhagavad-gītā. Todos os dias, quanto mais você se torna realizado, ātmavit, mais você vê um novo significado, uma nova luz. Śrīmad-Bhāgavatam é tão bom. Simplesmente se você ler Śrīmad-Bhāgavatam... Vidyā bhāgavatāvadhiḥ. Alguém é erudito... Qual é o limite do aprendizado? O limite, o aprendizado, é quando você entende Śrīmad-Bhāgavatam. Esse é o limite. Acabou. Não há mais conhecimento necessário. Por isso, é chamado śrotavyādiṣu yaḥ paraḥ (SB 2.1.1). O melhor, primeira classe.

Mas o apaśyatām ātma-tattvaṁ gṛheṣu gṛha-medhinām (SB 2.1.2). Gṛhamedhi, eles não sabem que há alma, e a alma é permanente. E nós, na verdade, estamos em busca da felicidade. Para felicidade de quem? A felicidade da alma. A felicidade de Kṛṣṇa. Nós, tentamos proteger este corpo. Nós gostamos muito deste corpo. Por quê? Porque a alma está lá. Todo mundo sabe disso. Assim que a alma deixa este corpo, ele é banido. Jogue-o fora na rua. Ninguém se importa com ele. Suponha que um belo homem e uma linda garota, cadáveres deitados no - quem se importa com eles? Mas, desde que a alma esteja presente: "Oh, que bonito, que lindo, tão lindo menino, menina." A alma é importante.

Então, na verdade, nós não amamos este corpo, porque o mesmo corpo bonito está lá. Por que você não se importa? Porque a alma não está... Portanto, eu amo a alma. Este é o fato. Isso é chamado de ātmavit, ātma-tattva-vit. E por que eu amo a alma? Porque eu amo Kṛṣṇa. A alma é parte integrante de Kṛṣṇa. Então, por que eu gosto tanto da alma? Porque ela é parte integrante de Kṛṣṇa. Portanto, em última análise, eu amo Kṛṣṇa. Esta é a conclusão. E se eu não amo Kṛṣṇa, esse é o meu estado anormal. E o estado normal é que eu amo Kṛṣṇa. Portanto, estamos tentando despertar a consciência de Kṛṣṇa. Tão logo que alguém está fixo na consciência de Kṛṣṇa e começa a amar Kṛṣṇa, então ele não quer amar mais nada. Svāmin kṛtārtho 'smi: "Agora estou plenamente satisfeito". Então, de outra forma, teremos muitas perguntas, muitas respostas, enquanto não nos encontramos auto-realizados, nosso tempo será prejudicado.

Então, este kṛṣṇa-praśna, inquérito sobre Kṛṣṇa, deve permanecer continuamente. E todas as respostas que você encontrará no Bhagavad-gītā e Śrīmad-Bhāgavatam. E simplesmente por perguntas e respostas sua vida será um sucesso. Muito obrigado. Devotos: Jaya Prabhupāda.