PTBR/Prabhupada 0790 - Como Fazer Amizade com a Esposa dos Outros & Como Tirar o Dinheiro dos Outros com Truques



Lecture on SB 6.1.56-57 -- Bombay, August 14, 1975

Educação significa se tornar ser humano Cāṇakya Paṇḍita, ele também , apesar de que ele era um politico, mas um brāhmaṇa , ele também diz quem é educado. Paṇḍita. Um brāhmaṇa é conhecido como paṇḍita. Então qual os sinais de um paṇḍita? Ele resumiu:

mātṛ-vat para-dāreṣu
para-dravyeṣu loṣṭra-vat
ātma-vat sarva-bhūteṣu
yaḥ paśyati sa paṇḍitaḥ

Paṇḍita significa mātṛ-vat para-dāreṣu: aceitar todas as mulheres como mãe, para-dāreṣu. Dāra significa esposa, and 'para' significa outros. Exceto sua propria esposa, ele deveria tratar todas as mulheres de fora, vendo elas como mãe. Por isso, ainda na sociedade Hindu, toda mulher é abordada por um homem desconhecido, mãe. Não importa se uma pessoa é desconhecida. Ele pode falar com outra mulher, abordando ela primeiro,, abordando ela primeiro como, mãe,mātājī. Assim ninguém ficará ofendido. Isso é etiqueta. Isso é ensinado por Cāṇakya Paṇḍita. Mātṛ-vat para-dāreṣu. Mulher deveria ser abordada como "mãe." E para-dravyeṣu loṣṭra-vat: e propriedade dos outros deveria ser aceitado como algumas pedras na rua—ninguém se importa com isso. Se algumas pedras, pedregulhos, são jogados na rua, Ninguém se importa. Lixo. Então ninguém deveria tocar propriedade dos outros.

Hoje em dia a educação é de como fazer amizade com mulheres de outros, e como retirar dinheiro dos outros com truques. Isso não é educação. A educação está aqui: mātṛ-vat para-dāreṣu para-dravyeṣu loṣṭra-vat, ātma-vat sarva-bhūteṣu. Sarva-bhūteṣu: em todas as entidades vivas... Existem 8,400,000 diferentes formas de entidades vivas. A grama também é uma entidade viva, e Brahmā também é uma entidade viva. Então um paṇḍita aceita todo mundo como entidade viva, e ele lida com eles, ātma-vat: O que eu sinto, dores e prazer, Eu devo lidar com os outros com o mesmo sentimento. Portanto... Nos dias modernos nacionalidade significa ser humano. Mas na realidade os animais, eles também são parte da nação (nacional). Nacional significa que aquele é nascido no mesmo país, de acordo com a definição deles. A palavra nacional nunca é encontrada na literatura védica. Isso é uma invenção moderna. Então aqui, ātma-vat sarva-bhūteṣu. Não importa se um é nacional ou fora da nação. Sarva-bhūteṣu. Aqui também é... é dito, sarva-bhūta-suhṛt. Suhṛt, amigo, bem intencionado, sarva-bhūta. Porque deveria eu querer o bem apenas para meus relativos ou meus membros familiares? Isso é kṛpaṇa, avarento (pão-duro). Uma pessoa mente-aberta brāhmaṇa deveria estar comprometido em fazer o bem para tudo, pra todos. Portanto a missão de Caitanya Mahāprabhu é, pṛthivīte āche yata nagarādi-grāma (CB Antya-khaṇḍa 4.126). Caitanya Mahāprabhu nunca instruiu que Voce deve limitar sua pregação só com sua sociedade ou com seu país. Ele está pedindo, pṛthīvite āche yata nagarādi-grāma: Muitos vilarejos e cidade estão lá na superfice... (a parte:) Está bem. Não se incomode. Sarvatra pracāra haibe mora nāma. Essa é a missão. Isso é conhecimento védico. Sarva-bhūta-suhṛt.