PTBR/Prabhupada 0809 - Atalho de Demonio-Cracia é Democracia



740928 - Lecture SB 01.08.18 - Mayapur

Então Kuntī é a tia, pisimā, tia de Kṛṣṇa. A irmã de Vasudeva, Kuntī. Então quando Kṛṣṇa estava voltando para Dvārakā, depois de terminar a Batalha de Kurukṣetra, e estabelecendo Mahārāja Yudhiṣṭhira no trono ... Sua missão ... Sua missão era que Duryodhana deveria ser expulso, e Yudhiṣṭhira deve sentar no trono. Dharma, Dharmarāja.

Esse é o desejo de Kṛṣṇa, ou Deus, que o chefe executivo estatal deve ser tão piedoso quanto Mahārāja Yudhiṣṭhira. Esse é o esquema. Infelizmente, as pessoas não querem isso. Eles descobriram agora essa democracia. Democracia - 'Demonio-cracia'. Abreviação de 'demonio-cracia' é 'democracia'. Todos os demônios e trapaceiros, eles se reúnem, de alguma maneira ou outra votos, e ocupam o assento, e o negócio é saquear. O negócio é saquear.(roubar) Se falarmos muito sobre isso, não será muito favorável, mas de acordo com o śāstra ... Nós, nós falamos de acordo com o śāstra, que a democracia significa a reunião de trapaceiros e saqueadores. Essa é a declaração no Srimad-Bhagavatam. Dasyu-dharmabhiḥ (SB 12.2.8). Os homens do governo serão todos dasyu. Dasyu significa saqueador. Não batedor de carteiras. O batedor de carteiras, de alguma forma ou de outra, se você não entende, tira algo do seu bolso, e o saqueador, ou o dasyu, ele te pega e à força, "Se você não ceder seu dinheiro, eu vou te matar." Eles são chamados de dasyu.

Então, na atual era de Kali, os homens do governo serão dasyu. Isto é afirmado no Srimad-Bhagavatam. Dasyu-dharmabhiḥ. Você pode, nós podemos ver na pratica. Você não pode manter seu dinheiro. Você ganha com trabalho duro, mas você não pode manter ouro, você não pode guardar jóias, você não pode guardar dinheiro. Eles vão tirar isso por leis. Então eles fazem lei ... Yudhiṣṭhira Mahārāja era exatamente o oposto. Ele queria ver que todo cidadão está tão feliz que eles não são incomodados até mesmo por calor excessivo e frio excessivo. Ati-vyadhi. Eles não estão sofrendo de nenhuma doença, eles não estão sofrendo de influência climática excessiva, comendo muito bem e sentindo segurança com as pessoas propriedade. Assim era Yudhiṣṭhira Mahārāja. Não só Yudhiṣṭhira Mahārāja. Quase todos os reis, eles eram assim.

Então Kṛṣṇa é o rei original. Porque Ele é declarado aqui, puruṣam ādyam īśvaram (SB 1.8.18). Vśvaram significa controlador. Ele é o controlador original. Isso é afirmado no Bhagavad-gītā. Mayādhyakṣeṇa. Mayādhyakṣeṇa prakṛtiḥ sūyate sa-carācaram (BG 9.10). Mesmo esta natureza material, coisas maravilhosas estão acontecendo, isto está sendo controlado por Kṛṣṇa. Isso é para ser entendido. Então estamos lendo o Bhagavad-gītā, e o Srimad-Bhagavatam e outras literaturas védicas. Qual é o propósito? O objetivo é vedaiś ca sarvair aham eva vedyam (BG 15.15). O objetivo é entender Kṛṣṇa. Se você não entende Kṛṣṇa, então a sua leitura dos chamados Vedas e Vedāntas e Upaniṣads, eles são inúteis desperdício de tempo. Então aqui Kuntī está dizendo diretamente: "Meu querido Kṛṣṇa, Você é ādyaṁ puruṣam, a pessoa original. E īśvaram. Você não é uma pessoa comum. Você é o controlador supremo ". Isso é entendimento de Kṛṣṇa. Īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ (BS 5.1). Todo mundo é controlador, mas o controlador supremo é Kṛṣṇa.