PTBR/Prabhupada 0815 - Deus é Testemunha e Está Dando o Resultado



751013 - Lecture BG 13.01-3 - Durban

Deus está vivendo dentro do núcleo do coração e a entidade viva, ele também está vivendo dentro desse núcleo do coração. Eles estão vivendo como dois pássaros sentados no galho de uma árvore. Estas são as declarações védicas. Há dois pássaros sentados no galho da mesma árvore. Um pássaro está comendo o fruto da árvore e o outro pássaro, simplesmente testemunhando. Esta é a declaração védica. Então, o pássaro comendo somos nós, entidade viva. Estamos comendo a fruta assim como estamos trabalhando e o resultado do nosso trabalho estamos aproveitando. Mas Deus, a Super alma, Ele não está interessado em comer os frutos da árvore. Ele é auto-satisfeito. Ele está simplesmente observando como você está trabalhando. Porque estamos trabalhando com este corpo e Deus está situado no mesmo coração. Então Deus está lá, e nós, alma individual, também estamos lá.

Então porque Ele está lá? Porque Ele é amigo. Suhṛdaṁ sarva-bhūtānām (BG 5.29). É afirmado nos Vedas que dois pássaros amigáveis. Deus é nosso verdadeiro amigo, amigo bem-querente, suhdam. Ele está simplesmente tentando virar o nosso rosto para Ele. Enquanto ele não faz isso, ele está mudando diferentes corpos, e Deus também está indo com ele - Ele é tão amigável - só para aconselhá-lo no devido tempo que "Por que você está mudando de um corpo para outro, um corpo para outro? Por que você não vem a Mim e vive pacificamente em uma vida feliz? ”Essa é a missão de Deus. Yadā yadā oi dharmasya glānir bhavati, tadātmānaṁ sṛjāmy aham (BG 4.7).

Então Deus é um grande amigo nosso. Ele está sempre testemunhando, testemunhando. E como eu estou desejando, Deus nos dá facilidade: "Tudo bem, você quer aproveitar assim? Você pega esse corpo e aproveita." Na verdade você não está gostando. Quando não temos discriminação de comida, podemos comer de tudo e qualquer coisa, assim como os porcos e suínos. Então Deus diz: "Tudo bem, você pega o corpo de um porco, e você pode comer até fezes. Eu te dou a facilidade ". Isso é dependendo de como estamos desejando, então Deus está fornecendo um tipo de corpo para nosso desfrute.

īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ
hṛd-deśe 'rjuna tiṣṭhati
bhrāmayan sarva-bhūtāni
yantrārūḍhāni māyayā
(BG 18.61)

Ele ordena a natureza material que "Esta alma individual quer um certo tipo de corpo para desfrutar assim, então dê a ele ". Assim, a natureza material imediatamente prepara um tipo de corpo. Yaṁ yaṁ vāpi smaran loke tyajaty ante ... (BG 8.6). Então, no momento da morte, dependendo dos nossos desejos ... Minha mente está obcecada com certo tipo de desejo, imediatamente um corpo semelhante está pronto. O ... Daiva-netreṇa, por lei superior, a entidade viva é introduzida no útero de uma mãe particular, e ele desenvolve o corpo particular. Então ele sai e desfruta ou sofre. Isso está acontecendo. Bhūtvā bhūtvā pralīyate (BG 8.19).

Então Deus é testemunha. Ele está junto conosco sempre. Seja o que for que estamos desejando, seja o que for que trabalhemos, Ele é testemunha e está dando o resultado. Portanto, Kṛṣṇa diz, kṣetra-jñaṁ cāpi māṁ viddhi (BG 13.3): "Eu também sou um dos ocupantes deste corpo. Mas qual é a diferença entre você e Eu? Você sabe simplesmente sobre o seu corpo; Eu conheço tudo do corpo de todos. Essa é a diferença ". Kṣetra-jñaṁ cāpi māṁ viddhi sarva-kṣetreṣu. Deus sabe quais são os desejos e atividades de uma formiguinha, e ele sabe quais são os desejos e atividades do Senhor Brahmā, a maior das maiores entidade viva dentro desse universo e a menor de todas - em toda parte Deus. É dito, īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ hṛd-deśe 'rjuna tiṣṭhati (BG 18.61): "Ele está situado no coração de todos." Isso não significa que Ele vive no coração do brāhmaṇa e não no coração da formiga. No coração de todos.