PTBR/Prabhupada 0817 - Simplesmente Estampando "Eu Sou Cristão", Sou Hindu, Sou Muçulmano, Não Há Ganho



751019 - Lecture BG 04.13 - Johannesburg

Então devemos nos envolver em sistema religioso. Isso é humanidade. Você pegue qualquer sistema de religião, mas você deve saber qual é o objetivo de religião, Não que simplesmente professem: "Eu sou cristão", "eu sou hindu", "eu sou muçulmano". Mas qual é o propósito de se tornar religioso? Isso você deve saber. Isso é inteligência. Simplesmente não fique orgulhoso dizendo que "eu sou cristão", "eu sou hindu", "eu sou muçulmano". Tudo bem, você tem algum tipo de designação. Mas Bhagavata diz que esse sistema de religião é perfeito. Qual é esse? Sa vai puṁsāṁ paro dharmo yato bhaktiir adhokṣaje (SB 1.2.6): "Essa religião, esse sistema de religião, é perfeito." Sa vai puṁsāṁ paro. Paro significa perfeito, sem qualquer defeito. O que é isso? Yato bhaktir adhokṣaje: "Do qual, ao se tornar seguidor de tal sistema religioso, se você se tornar um devoto de Deus, isso é perfeito ". Ele não diz que você se torna um hindu ou se torna um muçulmano ou você se torna um cristão ou budista ou qualquer outra coisa. É muito liberal, que qualquer que seja o sistema de religião que você aceite, não há mal algum; está tudo bem. Mas veja o resultado. Qual é o resultado? Yato bhaktir adhokṣaje: se você entendeu a Deus e se você se tornou um amante de Deus. Então sua religião é perfeita. Simplesmente por estampar que "eu sou cristão", eu sou hindu, "eu sou muçulmano", não existe lucro. Isso também é explicado no Srimad-Bhagavatam.

dharmaḥ svanuṣṭhitaḥ puṁsāṁ
viṣvaksena-kathāsu yaḥ
notpādayed ratiṁ yadi
śrama eva hi kevalam
(SB 1.2.8)

Dharmaḥ svanuṣṭhitaḥ, qualquer que seja a religião que você professa, não importa. E você está se saindo muito bem. De acordo com o sistema religioso, você está seguindo as regras e regulamentos e fazendo tudo. Dharmaḥ svanuṣṭhitaḥ puṁsām: "Por cuidadosamente executar o princípio religioso" viṣvaksena-kathāsu yaḥ, "se você não ficar ansioso para entender mais e mais sobre Deus ..." Viṣvaksena kathā ... Viṣvaksena significa Deus. Kathāsu yaḥ, notpādayed ratiṁ yadi: "Se você não se apegar a ouvir sobre Deus mais e mais, então isso é "śrama eva hi kevalam", simplesmente perda de tempo. Simplesmente perda de tempo, porque religião significa dharmaṁ tu sākṣād bhagavat-praṇītam (SB 6.3.19). Religião significa a ordem dada por Deus, e você segue. Essa é a definição simples de religião. Outras cerimônias ritualísticas, fórmulas, indo à igreja ou indo ao templo, estes são detalhes. Mas dharma real significa, soma e substância do dharma, religião, significa cumprir as ordens de Deus. Isso é tudo. Isso é religião. Dharmaṁ tu sākṣād bhagavat-praṇītam.

Você não pode fabricar religião. E o que é realmente religião, se você segue, então você é religioso. A religião real é a ordem de Deus. Isso é... Todo mundo segue algum princípio da religião para entender Deus. E em nosso sistema védico, o único propósito da vida é entender a Deus. Athāto brahma jijñāsā. Na forma humana de vida, não temos outros negócios. Nenhum outro. Outros assuntos, gatos e cachorros também estão fazendo e nós também estamos fazendo. Isso é automático. Não é que outros animais estejam morrendo de fome. Eles também estão comendo e nós também estamos comendo. Mas a facilidade é, os outros animais mais baixos que o ser humano, eles não têm que fazer nenhum negócio ou profissão ou ir de um país a outro para ganhar o sustento. Essa é a vantagem deles. E nossa desvantagem é que estamos tentando descobrir melhores formas de alimentos e girando em todo o mundo, e ainda não estamos conseguindo. Então a vantagem deles é melhor. Os pássaros, pequenos pássaros, de manhã, logo de manhã cedo se levantarão e eles vão se comunicar e eles vão por ai, porque eles têm certeza de que "Nosso alimento está pronto, em qualquer lugar que formos." E isso é um fato. Eles vão para qualquer árvore. O que o pássaro vai comer? Quatro, cinco pequenos frutos. Mas há inúmeros frutos em uma árvore e há inúmeras árvores. Da mesma forma, pegue qualquer animal, até mesmo o elefante. Na África há tantos elefantes, milhões de elefantes. Eles comem de cada vez quarenta kg. E quem está fornecendo comida? Eles não têm negócios. Eles não têm profissão. Como eles estão comendo? Hmm?