PTBR/Prabhupada 0827 - O Dever Do Acarya é Apontar a Injunção Sástrica



The Nectar of Devotion -- Vrndavana, November 5, 1972

Então, Caitanya Mahāprabhu nos deu ... Está no śāstra. Caitanya Mahāprabhu apontou ... os afazeres do ācārya ... Tudo está lá no śāstra. Ācārya não inventa nada. Isso não é ācārya. Ācārya simplesmente aponta: "Aqui está a coisa." Assim como na escuridão da noite não podemos ver nada perfeitamente ou não pode ver nada, mas, quando há nascer do sol, o nascer do sol, o efeito do nascer do sol é que podemos ver as coisas como elas são. As coisas não são fabricadas. Já existe. As coisas são todas ... As casas, a cidade e tudo está lá, mas com o nascer do sol podemos ver tudo muito bem. Da mesma forma, ācārya, ou encarnação, eles não criam nada. Eles simplesmente dão a luz para ver as coisas como elas são. Então Caitanya Mahāprabhu apontou este verso do Bṛhad-nāradīya Purāṇa. O, o verso já estava no Bṛhad-nāradīya Purāṇa.

harer nāma harer nāma harer nāma iva kevalaṁ
kalau nāsty eva nāsty eva nāsty eva gatir anyathā
(CC Adi 17.21)

Este verso já estava lá no Bṛhad-nāradīya Purāṇa, a indicação de nossas atividades na era de Kali. Caitanya Mahāprabhu, Ele apontou. Embora Ele seja o próprio Kṛṣṇa - Ele poderia fabricar muitas coisas - mas Ele não fez isso. Isso é ācārya. Ācārya não fabricará nenhum tipo novo de religião, um novo tipo de frase do mantra Hare Kṛṣṇa. Isso não é potente. O ... assim como Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa, Kṛṣṇa Kṛṣṇa, Hare Hare/ Hare Rāma, Hare Rāma, Rāma Rāma, Hare Hare. Isso está no śāstra. Então isso é potente. Agora, se somarmos e subtrairmos algo dessas dezesseis palavras, essa é a minha fabricação. Isso não terá a potência. Eles não entendem isso. Eles estão pensando se eles podem fabricar alguma nova linha, adicionando com Hare Kṛṣṇa, então ele se torna particularmente notável. Mas ele estraga tudo. Essa é a ... Ele não faz nada novo. A coisa nova que ele faz, ele estraga tudo. Então Caitanya Mahāprabhu nunca fez isso, embora Ele seja o próprio Kṛṣṇa. Ele seguiu os pontos do śāstra. Kṛṣṇa, Ele é a Suprema Personalidade de Deus. Ele também indica: yaḥ śāstra-vidhim utsṛjya vartate kāma-kārataḥ na siddhiṁ sāvāpnoti (BG 16.23). Ele indica que ninguém pode desistir da injunção do śāstra. Brahma-sutra-padaiś caiva hetumadbhir viniścitaiḥ (BG 13.5). Kṛṣṇa diz. Ele pode dar. Tudo o que Ele diz, isto é śāstra, isto é Veda. Mas ainda assim, Ele faz referência ao śāstra.

Portanto, o dever de ācārya é apontar a injunção śāstrica. Elas já estão lá nos Vedas. Seu dever é ... Assim como existem muitos remédios. Se você for a uma farmácia, tudo lá são remédios, mas o médico experiente, ele lhe dá um remédio que é particularmente adequado para você. Você não pode dizer: "Senhor, por que você está selecionando remédio? Você pode dar qualquer uma garrafa." Isso é um absurdo. Não pode ser qualquer um. O corpo particular, uma garrafa particular e um medicamento específico adequado para você, o médico experiente lhe dá. Ele é ācārya. Então você não pode dizer que "Tudo é remédio; qualquer garrafa que eu pegue, está tudo bem". Não. Isso não é. Isso está acontecendo. Yata mata tata patha. Por que yata mata tata patha? O mata particular que é adequado para você em um determinado momento, isso deveria ser aceito, não qualquer outro mata. Então, similarmente, nesta era, nesta Kali-yuga, onde as pessoas vivem muito pouco, a duração da vida é muito curta, eles são desafortunados, são muito lentos e tomam meios não autorizados de princípios religiosos, eles estão propensos a tantas perturbações da vida ... Portanto, este remédio em particular para esta era, como dado por Caitanya Mahāprabhu:

harer nāma harer nāma harer nāma iva kevalaṁ
kalau nāsty eva nāsty eva nāsty eva gatir anyathā
(CC Adi 17.21)

Prabhu kahe, iha haite sarva-siddhi haibe tomāra.

Então devemos tomar as instruções de Caitanya Mahāprabhu, que se encarnou especialmente nesta era, Kali-yuga. Kalau saṅkīrtana-prāyair yajanti oi su-medhasaḥ. Essa é a injunção śāstrica.

kṛṣṇa-varṇaṁ tviṣākṛṣṇaṁ
sāṅgopāṅgāstra-pārṣadam
yajñaiḥ saṅkīrtana-prāyair
yajanti hi su-medhasaḥ
(SB 11.5.32)

Esta é a injunção no śāstra, que esta forma do Senhor, quem é acompanhado por seu associado ... Sāṅgopāṅgāstra-pārṣadam. Então, Caitanya Mahāprabhu está sempre associado com Śrī Advaita Prabhu, Śrī Nityānanda Prabhu, Śrī Gadādhara Prabhu, Śrī Śrīvāsa Prabhu. Portanto, o processo de adoração é śrī-kṛṣṇa-caitanya prabhu-nityānanda śrī-advaita gadādhara śrīvāsādi-gaura-bhakta-vṛnda. Esse é o processo perfeito. Não encurtar. Não. Assim como é indicado. Esta é a indicação no Srimad-Bhagavatam. Kṛṣṇa-varṇaṁ tvisakṛṣṇaṁ sangopangastra ... (SB 11.5.32). Então, quando temos que adorar o Senhor Caitanya, adoramos com Seus associados. Śrī-kṛṣṇa-caitanya prabhu-nityānanda śrī-advaita gadādhara śrīvāsādi-gaura-bhakta-vṛnda. Nenhum método de encurtar. Então isso é injunção sástrica. Então, em ordem de se livrar das atividades pecaminosas desta era, já está prescrito nos śāstras e confirmado pela maior autoridade, Śrī Caitanya Mahāprabhu. Ceto-darpaṇa-mārjanaṁ bhava-mahā-dāvāgni-nirvāpaṇam (CC Antya 20.12, Śrī Śikṣāṣṭakam 1). Então todos nós devemos pegar este maha-mantra, cantar

Hare Kṛṣṇa Hare Kṛṣṇa Kṛṣṇa Kṛṣṇa Hare Hare
Hare Rāma Hare Rāma Rāma Rāma Hare Hare

Muito obrigado. Hare Kṛṣṇa.