PTBR/Prabhupada 0832 - Limpeza Está Próxima de Divindade



Lecture on SB 3.25.16 -- Bombay, November 16, 1974

O processo é, a mente tem que ser limpada de todas as coisas sujas. Mente é o amigo; a mente é o inimigo de todos. Se estiver limpa, então são amigos e se estiver sujo ... Assim como se você se mantém sujo, então você contamina alguma doença. E se você se mantiver limpo, não contaminará. Se você agir, permanecendo ... Portanto, de acordo com a civilização védica, é preciso limpar-se três vezes ao dia, tri-sandhyā. Manhã, de manhã cedo, novamente ao meio-dia, novamente à noite. Aqueles que estão seguindo estritamente as regras e regulamentos dos brahmanas... Vaiṣṇava também. Vaiṣṇava significa que ele já é brāhmaṇa. Então ele deve seguir as regras e ... Satyaṁ śamo damas titikṣā ārjavaṁ jñānaṁ vijñānam āstikyam ... (BG 18.42).

Então limpeza está próxima à divindade. Então o... Na verdade, nossa vida material condicionada significa que a mente está coberta de sujeira, tudo impuro, coisas sujas. Essa é a doença. Quando estamos no estágio inferior de tamo-guṇa e rajo-guṇa, essas coisas sujas são muito proeminentes. Portanto, é preciso elevar-se da posição de tamo-guṇa e rajo-guṇa para sattva-guṇa. O processo é recomendado, como limpar a mente: śṛṇvatāṁ sva-kathāḥ kṛṣṇaḥ puṇya-śravaṇa-kīrtanaḥ (SB 1.2.17). Um tem de ouvir o kṛṣṇa-kathā. Kṛṣṇa está dentro do coração de todos, e quando Ele vê que uma alma condicionada ... Porque a alma individual é parte e parcela de Kṛṣṇa, Kṛṣṇa quer que "essa alma individual, patife, ele é muito apegado ao prazer material, que é a causa de seu cativeiro, nascimento e morte, velhice e doença, e ele é tão tolo que ele não leva em consideração que 'Por que eu deveria ser submetido a repetição de nascimento, morte, velhice e doença?' "Ele se tornou tão tolo. Mūḍha. Portanto, eles foram descritos: mūḍha, asno. Asno ... Assim como o asno não sabe por que ele está carregando tanto, tantos tecidos do lavador. Para que? Ele não tem lucro. Nenhum dos tecidos pertence a ele. O lavador dá um pedacinho de grama, que está disponível em todos os lugares. Se o ... Mas o asno pensa que "Este pedaço de grama é dado pelo lavador. Portanto, devo carregar a carga pesada, embora nem um único tecido me pertença.

Isso é chamado de karmis. Os karmīs, todos esses grandes e grandes karmīs, grandes multimilionários, eles são como asnos, porque eles estão trabalhando tão duro. Não só estes grandes pequenos também. Dia e noite. Mas comendo dois cāpāṭis ou três cāpāṭis ou o máximo, quatro cāpāṭis. Mas ele está trabalhando duro, tão duro. Estes três quatro cāpāṭis podem ser facilmente obtidos pelo homem mais pobre, mas por que ele está trabalhando tanto? Porque ele está pensando: "Eu sou responsável por manter uma família tão grande". Da mesma forma, um líder também, líder público, um político, ele também está pensando assim, que "Sem mim, todos os membros da minha nação morrerão. Então deixe-me trabalhar dia e noite. Até o ponto da minha morte ou até o ponto até eu ser morto por alguém, Eu tenho que trabalhar tão duro. "Estes são chamados de coisas sujas. Ahaṁ mameti (SB 5.5.8). Ahaṁ mameti. Ahaṁ mamābhimānotthaiḥ. Essas coisas sujas que ... Pegue individual, social, política, comunal ou nacional. De qualquer forma. Essas duas coisas, ahaṁ mameti (SB 5.5.8), são muito proeminentes. "Eu pertenço a esta família. Eu pertenço a esta nação. Eu pertenço a tal e tal comunidade. Eu tenho tal e tal dever ". Mas ele não sabe que estas são todas falsas designações. Isso é chamado de ignorância. Caitanya Mahāprabhu, portanto, inicia Sua instrução, que jīvera svarūpa haya nitya-kāsa-dāsa (CC Madhya 20.108-109). A posição real é aquele de eterno servo de Kṛṣṇa. Essa é a posição real. Mas ele está pensando: "Eu sou servo desta família. Eu sou servo desta nação. Eu sou servo desta comunidade, servo ... " Muitos. Ahaṁ mameti (SB 5.5.8). Isto é devido à ignorância, o modo de tamo-guṇa. Tamo-guṇa.