PTBR/Prabhupada 0852 - Dentro do núcleo de seu coração, o Senhor está lá



750306 - Lecture SB 02.02.06 - New York

Então, a vida material significa - apenas ocupado em quatro coisas: como comer, como dormir, e como fazer sexo bom, e como se defender. Āhāra-nidrā-bhaya-maithunaṁ ca sāmānyam etat paśubhir narāṇām (Hitopadeśa). Mas essas coisas não são a solução de nossos problemas. Isto nós não entendemos. Os problemas existem. Não que nós indianos que vieram para a América para ver essa nação muito rica, que eles resolveram os seus problemas. Não, há problemas. Mais problemas do que a Índia. A Índia pode ter apenas um problema, que lá é... Na verdade, lá não é, mas estamos anunciado que os indianos estão morrendo de fome. Mas eu não vi ninguém morrer de fome. De qualquer forma, então o problema existe. A vida material significa problema, e se você quiser resolver os problemas, então aqui está a receita dada: taṁ nirvṛto niyatārtho bhajeta. Taṁ significa a Suprema Personalidade de Deus.

Então, a questão pode ser: "Agora vocês me pediram para desistir todos se esforçam para manter-se, Śukadeva Gosvāmī. Você prescreveu que para o seu alimento, só espere debaixo da árvore, e ela lhe dará algumas frutas; Você pode comer. Para a água, vá para o rio e beba tanta água quanto você queira." Então, antes deste verso, ele disse: "Para dormir, há muito bom colchão na grama. Eu não vou exigir qualquer travesseiro. Agora você tem travesseiro natural, este; você tem a sua mão. Deite-se. "Então, āhāra-nidrā-bhaya-maithunaṁ ca. Mas se você quiser avançar na vida espiritual, absolutamente você tem que desistir dessa gratificação dos sentidos. E a essência da gratificação dos sentidos é vida sexual. Caso contrário, há arranjo completo para o seu comer, dormir, cabine, apartamento. Tudo está lá. Templo também, lá você tem. "Onde é o templo? Eu quero adorar a Deus. Onde é a igreja? Onde é o templo? Se eu vivo na caverna, então eu vou ter que descobrir outro meio para ir ao templo." Portanto Śukadeva Gosvāmī aconselha: "Não." Evaṁ sva-citte svata eva siddha. "Seu, dentro do núcleo do seu coração, o Senhor está lá. Você se senta em qualquer lugar - na caverna, na selva ou em qualquer lugar. Se você gosta, você pode descobrir que o Senhor está lá dentro do seu coração," īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ hṛd-deśe 'rjuna tiṣṭhati (BG 18.61).

Krishna diz que o Senhor Supremo - que significa que Ele - Ele está situado no coração de todos. Se formos sinceros... "Nós" significa estas entidades vivas. Nós também estamos vivendo dentro desse corpo. Asmin dehe, dehino ‘smin, dehino ‘smin dehe (BG 2.13). Nós não somos este corpo. Eu sou, você é, nós também estamos situados dentro deste corpo, e Krishna também está situado dentro deste corpo. Īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ hṛd-deśe (BG 18.61). Não é que Ele está situado no coração dos hindus e não dos outros. Não. Todo mundo. Sarva-bhūtānāṁ. Ele está situado mesmo no coração de cães e gatos, tigres e outros. Todos. Isso é īśvaraḥ. Īśvaraḥ sarva-bhūtānāṁ hṛd-deśe. Este verso nós temos discutido repetidamente - é muito, muito importante - que este corpo é como um automóvel, yantra. Māyayā... Bhrāmayan sarva-bhūtāni yantrā rūḍhāni māyayā (BG 18.61). Māyayā. Através da agência de Maya, a energia material, este veículo, máquina, foi dado a mim. Por quê? Porque eu queria passear por todo o universo, assim como eles estão indo para o planeta lua. Então, todo mundo tem isso. Isso é chamado de idéias filosóficas. Todo mundo, todo ser humano, se ele é de todo ser humano, ele considera. Essa é a mente filosófica. Ela considera, "Oh, há tantas estrelas. Se... O que eles estão fazendo? Quantos homens estão lá? Se existe automóvel? Se há colina, oceano?" Estas questões vêm automaticamente para um homem inteligente. Esse é o começo da filosofia. Natural.