PTBR/Prabhupada 0888 - Cante Hare Krishna e realize Deus



750522 - Lecture SB 06.01.01-2 - Melbourne

Prabhupāda: Então, as pessoas não se importam em entender como a lei da natureza está acontecendo. A lei da natureza significa a lei de Deus. A natureza não é independente. Isso é declarado no Bhagavad-gītā: mayādhyakṣeṇa prakṛtiḥ sūyate sa-carācaram (BG 9.10). A natureza é uma máquina. Você acha que uma máquina funciona sem um operador? Você acha? Existe alguma evidência? Agora, esta é uma máquina, a fotografia, uma máquina maravilhosa. Ela está tirando a foto, e se moverá. Mas existe um operador. Onde está a máquina que está funcionando sem operador? Você pode dar algum exemplo: "Aqui está uma máquina que está funcionando sem operador"? Então, como você acha que a máquina da natureza está funcionando sem o operador supremo, a instrução de Deus? Como você acha que é? Isto não é muito razoável. Temos de julgar. Existem diferentes evidências. Uma das evidências é a hipótese. Essa hipótese é que "Porque nós vemos que nenhuma máquina funciona sem operador, portanto, devemos concluir que, mesmo embora nós não saibamos o que é Deus, o que é a natureza, devemos concluir que esta natureza está trabalhando sob algum operador supremo. Este é Deus." Não é necessário ver o operador, mas podemos supor que deve haver operador.

Assim, a vida humana é para descobrir quem está lá para operar. Isto é a vida humana. Caso contrário, é a vida de 'gatos e cães'. Eles estão comendo, dormindo, acasalando e dançando. Isso é tudo. Isso não é vida humana. Você deve descobrir quem é o operador. Athāto brahma jijñāsā. Isso é chamado, em sânscrito, "Agora, esta forma de vida humana destina-se a indagar sobre o operador supremo". Agora este operador supremo, Krishna, é muito gentil. Ele está dando provas no Bhagavad-gītā, mayādhyakṣeṇa prakṛtiḥ sūyate sa-carācaram (BG 9.10): "Agora aqui estou eu. Sob a Minha direção a prakṛti, a natureza, a natureza material, está funcionando." Então você aceita. Em seguida, seu negócio está feito. E Krishna deu evidências de como Ele está controlando a natureza. Quando Krishna tinha sete anos de idade, Ele levantou uma grande montanha em Seu dedo. Isso significa que o... Nós... Nosso entendimento é que existe lei da gravitação. Pela lei da gravitação, tal grande montanha, não pode permanecer no dedo de um homem. Esse é o nosso cálculo. Mas Ele o fez. Isso significa que Ele contrariou a lei da gravitação. Esse é Deus. Então, se você acredita nisso, então você conhece Deus imediatamente. Não há nenhuma dificuldade. Assim como se a criança é advertida: "Meu querido filho, não toque no fogo. Ele vai queimar você." Então, se a criança aceita, por consequência ela recebe o conhecimento perfeito imediatamente. Se a criança não aceitar - ela quer fazer experiência - então ela vai queimar o dedo.

Assim, o nosso processo de conhecimento - você deve tomar a partir da autoridade suprema. Então, economizamos tempo para o trabalho de investigação. Este é o movimento para a consciência de Krishna. Tomamos conhecimento perfeito a partir de Krishna. Eu posso ser imperfeito. Assim como criança é imperfeita, então eu posso ser imperfeito, você pode ser imperfeita. Mas se você toma o conhecimento perfeito do supremo perfeito, então o seu conhecimento é perfeito. Este é o processo. Isso é chamado de avaroha-panthā, o conhecimento que vem, conhecimento dedutivo.

Então, está tudo lá, e se você gosta de aproveitar este movimento e fazer a sua vida perfeita, voltar para casa, voltar ao Supremo, então, utilize plenamente este centro, o nosso centro de Melbourne. Venha aqui, leia nossos livros, e argumente. Tente entender com o seu pleno conhecimento, não aceitar cegamente. Há razão. Há argumento. Há filosofia. Há ciência. Tudo está lá. E se você aceitar que "Simplesmente por cantar, vou perceber", isto também é permitido. Ambas as formas: se você aceitar este processo simples, a saber, "Cantar Hare Krishna e realizar Deus", isto também é um fato. E se você pensa: "Que absurdo é esse, cantar Hare Krishna?" então você leia os livros. De ambas as formas estamos preparados. Venha e aproveite este movimento. Muito obrigado.

Devotos: Jaya, Jaya!