PTBR/Prabhupada 0889 - Se você depositar um centavo diariamente, um dia pode tornar-se uma centena de dólares



750522 - Lecture SB 06.01.01-2 - Melbourne

Devoto: Śrīla Prabhupāda, quando é citado nas escrituras que o Senhor Brahmā monta em um cisne, um haṁsa, é isso...? Será que temos que considerar isto como um cisne real, ou é algo simbólico?

Prabhupāda: Não é simbólico, é fato. Por que você diz simbólico?

Devoto: Isso é bastante incomum.

Prabhupāda: Incomum... Que experiência você tem? Você não tem nenhuma experiência. Você não tem qualquer experiência de outro sistema planetário, o que há lá? Então? Sua experiência é muito pequenininha. Então você não deve calcular a vida de Brahmā e outras coisas por sua experiência pequenininha. Agora, no Bhagavad-gītā é dito que a duração da vida de Brahmā, sahasra-yuga-paryantam ahar yad brahmaṇo viduḥ... (BG 8.17). Agora, a vida de Brahmā, isto é afirmado nos śāstras. Já explicamos que nós aceitamos a declaração oficial do śāstra. Agora, a vida de Brahmā é afirmada lá. Arhat significa seu um dia é igual a nossos quatro yugas. Quatro yugas significa quarenta e três centenas de... 4.300.000 de anos, e multiplique isso por mil, sahasra-yuga-paryantam. Sahasra significa mil. E yuga, yuga significa os 4.300.000 anos que faz um Yuga. E multiplique isso por mil: esse período é de um dia de Brahmā. Da mesma forma, ele tem uma noite. Da mesma forma, ele tem um mês. Similarmente, ele tem um ano. E nesses cem anos ele vai viver. Então, como você pode calcular? Como isto está dentro de sua experiência? Você vai achar que é algo misterioso. Não. Sua experiência não é nada. Portanto, você tem que ter experiência da pessoa perfeita, Krishna. Em seguida, o seu conhecimento é perfeito. Isto eu já disse. Não tente entender tudo com a sua experiência pequenininha. Então, você falhará.

Devoto (2): Prabhupāda, todos os esforços de uma pessoa para servir Krishna estão praticamente... (pausa)

Prabhupāda: Isso já expliquei, que você está vindo aqui; mesmo que você não seja iniciado, isto também é serviço. Então, se você depositar um centavo por dia, um dia ele pode se tornar cem dólares. Então, quando você juntar os cem dólares, você pode começar o negócio. (risos) Então você vem aqui diariamente, um centavo, um centavo... Quando for cem dólares, você vai se tornar um devoto.

Devotos: Jaya! Haribol!

Prabhupāda: Então, isso não é desperdiçado. Isto é... Isso é afirmado no Śrīmad-Bhāgavatam, kṛta-Punya-puñjāḥ (SB 10.12.11). Kṛta-Punya. Kṛta significa fazer. Śukadeva Gosvāmī está descrevendo quando Krishna estava brincando com seus amigos vaqueirinhos, então ele estava descrevendo que "Estes vaqueirinhos que estão brincando com Krishna, eles não chegaram a esta posição em um dia." Kṛta-Punya-puñjāḥ. "Depois de vida após vida, tendo realizado atividades piedosas, agora eles chegaram a esta posição que eles estão autorizados a brincar com o Supremo." Então kṛta-puṇyaḥ-puñjāḥ. Quaisquer atividades piedosas feitas em prol de Kṛṣṇa, este é o seu ativo permanente. Ela nunca será perdido. Então, continue aumentando o ativo. Um dia ele irá ajudá-lo de modo que você será capaz de brincar com Krishna. Este é o movimento para a consciência de Krishna.