PTBR/Prabhupada 0914 - Matéria é uma energia de Krishna, e espírito é outra energia



730420 - Lecture SB 01.08.28 - Los Angeles

Prabhupāda: Vibhu significa o Supremo, o maior. Vibhu. Nós somos aṇu, somos os menores, e Kṛṣṇa é o maior. Kṛṣṇa também é, porque somos parte e parcela de Kṛṣṇa. Portanto, Kṛṣṇa é tanto o menor quanto o maior de todos. Nós somos simplesmente os menores. Mas Kṛṣṇa é ambos. Kṛṣṇa, vibhu, o melhor significa todo-inclusivo. No grande... Se você tem uma bolsa grande, você pode carregar muitas coisas. Em bolsa pequena você não pode fazer isso.

Então Kṛṣṇa é vibhu. Ele inclui o tempo, passado, presente e futuro. Ele inclui tudo, e Ele está em todos os lugares. Isso é vibhu. Vibhu, omnipresente. Kṛṣṇa está em toda parte. Aṇḍāntara-stha-paramāṇ-cayāntara-stham (BS 5.35). No Brahma-saṁhitā diz-se que Kṛṣṇa ... Porque sem Kṛṣṇa, a matéria não pode se desenvolver. Os cientistas, cientistas ateus, dizem que a vida vem da matéria. Isso é absurdo. Não. A matéria é uma energia de Kṛṣṇa, e o espírito é outra energia. O espírito é energia superior e a matéria é energia inferior. A matéria se desenvolve quando há energia superior.

Assim como este país, a América. A mesma América foi há duzentos anos, trezentos anos atrás, a terra, mas não era desenvolvida. Mas porque umas entidades vivas superiores da Europa vieram aqui, agora a América está tão desenvolvida. Portanto, a causa do desenvolvimento é a energia superior. A energia inferior, há tantas terras vagas que estão estendidas inertes. Assim como na África, na Austrália. Eles são chamados de "não desenvolvidos". Por que não desenvolvido? Porque a energia superior, entidade viva, não a tocou. Assim que a energia superior, a entidade viva, a toca, a mesma terra desenvolverá tantas fábricas, casas, cidades, estradas, carros, tudo, da forma como podemos desenvolver.

Portanto, a conclusão é que a matéria não pode se desenvolver por si própria. Não, isso não é possível. A energia superior deve tocá-la. Então se tornará, será, ativa. Há tantas máquinas. Isso é matéria. Energia inferior. A menos que um operador venha e ative a máquina, ela não irá funcionar. Automóvel de primeira classe, máquina de automóveis muito cara. mas a menos que chegue um motorista, ela ficará por milhões de anos. Não há nenhum uso. Esse bom senso está em falta. A matéria não pode funcionar independente, a menos que a energia superior, entidade viva, a toque. Isso é de bom senso. Então, como esses cientistas patifes dizem que a vida se desenvolve a partir da matéria? Não. Como isso pode ser concluído? Não existem casos como estes. Eles dizem isso erroneamente... Eles não têm conhecimento suficiente.

Assim, esses universos, eles também se desenvolveram em função da presença de Kṛṣṇa. Portanto, Brahma-saṁhitā diz: aṇḍāntara-stha-paramāṇu-cayāntara-s ... Eles estão agora estudando átomos. Tantas coisas estão em andamento, elétrons, prótons, por quê? Porque o Kṛṣṇa está lá. Isso é verdadeira ciência. Então, Kṛṣṇa não tem passado, presente e futuro. Ele é o tempo eterno. Ele não tem começo. Ele não tem fim. E ele é igual para com todos. Samaṁ carantam (SB 1.8.28). Simplesmente temos que nos preparar para ver Kṛṣṇa, para entender Kṛṣṇa. Esse é o dever da consciência de Kṛṣṇa.

Muito obrigado.

Devotos: Jaya, todas as glórias a Śrīla Prabhupāda!