PTBR/Prabhupada 0925 - Cupido encanta a todos. E Krishna encanta Cupido



730423 - Lecture SB 01.08.31 - Los Angeles

Tradução: "Meu, querido Kṛṣṇa, Yaśodā pegou uma corda para Te amarrar quando Você cometeu uma ofensa, e Seus olhos perturbados sobrecarregados com lágrimas, que lavaram o rímel de seus olhos. E você teve medo, embora o medo personificado tenha medo de você. Esta visão é desconcertante para mim."

Prabhupāda: Esta é também outra opulência de Kṛṣṇa. Kṛṣṇa está completo de seis tipos de opulências. Então essa opulência é a beleza, opulência da beleza. Kṛṣṇa tem seis opulências: todas as riquezas, toda força, toda influência, todo o conhecimento, toda a beleza, toda renúncia. Então, essa é a opulência da beleza de Kṛṣṇa. Kṛṣṇa quer todos...

Assim como nós, oferecemos reverências a Kṛṣṇa com respeito e veneração. Mas ninguém vem a Kṛṣṇa com uma corda: "Kṛṣṇa, você é ofensor. Eu vou te amarrar". Ninguém vem. (risos) Essa é a outra prerrogativa do devoto mais perfeito. Sim. Kṛṣṇa quer isso. Porque Ele é cheio de opulência... Esta é também outra opulência. Aṇor aṇīyān mahato mahīyān. O maior do que o maior e o menor do que o menor. Isso é opulência.

Então Kuntīdevī está pensando na opulência de Kṛṣṇa, mas não se atreveu a tomar o papel de Yaśodā. Isso não é possível. Embora Kuntīdevī tenha sido a tia de Kṛṣṇa, mas ela não tinha tal privilégio... Este privilégio é especialmente dado a Yaśodāmāyi. Porque ela é uma devota tão avançada, que ela tem o direito de castigar a Suprema Personalidade de Deus. Essa é uma prerrogativa especial. Então Kuntīdevī estava simplesmente pensando no privilégio de Yaśodāmāyi, em quanto afortunada e quão privilegiada ela era, que ela poderia ameaçar a Suprema Personalidade de Deus, O Qual é temido até mesmo pelo medo personificado. Bhīr api yad bibheti (SB 1.8.31). Quem não tem medo de Kṛṣṇa? Todos. Mas Kṛṣṇa tem medo de Yaśodāmāyi. Esta é a superexcellência de Kṛṣṇa.

Assim como o outro nome de Kṛṣṇa é Madana-mohana. Madana significa Cupido. Cupido encanta a todos. Cupido. E Kṛṣṇa encanta Cupido. Portanto, o nome dele é Madana-mohana. Ele é tão lindo que até Cupido se encanta por Ele. Mas novamente por outro lado, Kṛṣṇa, embora Ele seja tão lindo que Ele encanta o Cupido, ainda assim Ele é encantado por Śrīmatī Rādhārāṇī. Portanto, o nome de Śrīmatī Rādhārāṇī é Madana-mohana-mohinī. Kṛṣṇa é o encantador de Cupido, e Rādhārāṇī é a encantadora desse encantador. Portanto, estes são entendimentos espirituais de grau muito elevado na consciência de Kṛṣṇa. Não é ficção nem imaginação, confecção. São fatos. Eles são fatos. E todo devoto pode ter tais privilégios se ele for realmente avançado. Se você ...

Não pense que o privilégio que foi dado à Mãe Yaśodā ... Se não exatamente assim, todos podem ter esse privilégio. Se você ama Kṛṣṇa como seu filho, então você terá esse privilégio. Porque a mãe tem ... Porque amor de mãe é o maior. Ninguém ... Neste mundo material, não há comparação ao amor da mãe. Sem qualquer troca. Mesmo neste mundo material. A mãe ama a criança sem qualquer expectativa de retorno, geralmente. Embora este mundo material esteja tão poluído, ainda às vezes a mãe pensa: "A criança irá crescer. Ele será um homem grande. Ele ganhará dinheiro, e eu vou recebê-lo". Ainda há alguns sentimentos de troca. Mas enquanto amamos Kṛṣṇa, não existe tal sensação de troca. Isso é chamado de amor puro. Anyābhilāṣitā-śūnyam (Bhakti-rasāmṛta-sindhu 1.1.11), livre de todo o ganho material.