PTBR/Prabhupada 0975 - Somos pequenos deuses. Minúsculos, deuses de amostra



730408 - Lecture BG 04.13 - New York

Podemos flutuar um sputnik no céu, e nós tomamos grande crédito, nos tornamos grandíssimos cientistas. Nós não nos importamos com Deus. Isso é tolice. Pessoa tola dirá desta forma. Mas quem é inteligente, ele sabe que Deus está flutuando milhões e trilhões de planetas no céu, e o que fizemos em comparação? Isso é inteligência. Então nos tornamos muito orgulhosos do nosso conhecimento científico, e, portanto, no momento presente, desafiamos a existência de Deus. Às vezes dizemos que "eu me tornei Deus agora". Estas são declarações tolas.

Você não é nada em comparação com a inteligência... Ele também é inteligente. Porque somos partes integrantes de Deus, então, podemos estudar o que é Deus, se simplesmente estudarmos nós mesmos. Assim como se você estuda uma gota da água do mar, se você analisar quimicamente, você encontrará tantos componentes nessa gota. Então você pode entender qual é a composição do mar. A mesma composição. Mas em maior quantidade. Essa é a diferença entre Deus e nós próprios. Somos pequenos deuses, podemos dizer, pequenos deuses. Minúsculos, deuses de amostra. Portanto, somos tão orgulhosos. Mas não devemos nos orgulhar, porque devemos saber que todas as nossas qualidades são adquiridas de Deus. Porque somos partes integrantes. Então, originalmente todas essas qualidades estão lá em Deus.

E, portanto, o Vedānta-sūtra diz o que é Deus, o que é a Verdade Absoluta? Athātho brahma-jijñāsā. Quando perguntamos sobre Deus, sobre a Verdade Absoluta, a resposta é dada imediatamente: janmādy asya yataḥ (SB 1.1.1). A Verdade Absoluta é aquela de quem tudo vem, tudo emana. Então tudo está vindo de Deus. Ele é a fonte original de todos os suprimentos. Agora qual é a nossa posição? Existem inúmeras entidades vivas. Nityo nityānāṁ cetanaś cetanānāṁ (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). Essa é a informação védica. Deus é também uma entidade viva, como nós, mas Ele é a principal entidade viva. E nós também somos entidades vivas.

Assim como um pai. Pai pode ter vinte filhos. Vinte filhos. Antigamente, eles costumavam ter cem filhos. Agora os pais não têm tal poder. Mas no, até cinco mil anos atrás, O rei Dhṛtarāṣṭra deu à luz a cem filhos. Agora estamos... Dizemos, estamos dizendo que estamos superpovoados. Mas isso não é real. No momento presente, onde está a questão de superpopulação? Agora quantos de nós dão à luz centenas de crianças? Não, ninguém. Mas antigamente, um pai podia dar à luz a cem filhos. Portanto, não há questão de superpopulação. E mesmo que haja superpopulação, obtemos informações dos Vedas: eko bahūnāṁ yo vidadhāti kāmān. Aquela entidade viva superior, Deus, Ele pode manter inúmeras entidades vivas.