PT/Prabhupada 0082 - Krishna Está Presente em Todas as Partes



Lecture on BG 4.24 -- August 4, 1976, New Mayapur (French farm)

Devoto: Dizemos que Kṛṣṇa está presente dentro do espiritual, dentro do coração da entidade viva.

Prabhupāda: Kṛṣṇa está presente em toda a parte.

Devoto: Como pessoa ou como energia?

Prabhupāda: Na Sua energia. Também como pessoa mas não podemos ver com estes olhos presentes. Mas podemos perceber a energia. Vamos esclarecer melhor este ponto. O verso que explica que tudo é brahma, sarvaṁ khalv idaṁ brahma, quando estivermos plenamente realizados. O devoto avançado não vê nada excepto Kṛṣṇa.

Devoto: Śrīla Prabhupāda, existe alguma diferença tangível entre a energia material e a energia espiritual?

Prabhupāda: Sim, existem muitas diferenças. Tomemos como exemplo a electricidade. Muitas coisas funcionam com energia diferente. O dictafone funciona com electricidade. Com a mesma energia, electricidade. Portanto Kṛṣṇa diz, ahaṁ sarvasya prabhavaḥ (BG 10.8). Ele é a origem de todas as coisas.

Devoto: No Bhagavad-gītā está explicado que mudamos de corpo durante a vida, mas observamos que o negro nunca se torna branco, existe um elemento constante, existe algo constante dentro do corpo, apesar de haver mudanças. O que é isso? Como é possível que, mesmo havendo mudanças no corpo, consigamos reconhecer alguém desde a sua juventude até à sua velhice?

Prabhupāda: Quando avançares mais verás que não há diferença entre preto e branco. Tal como uma planta que dá flores, quando estas desabrocham têm muitas cores. Emanam da mesma fonte. E portanto, não há diferença, mas para tornar a planta mais bonita, manifestam-se muitas cores. Na luz solar existem sete cores, e a partir dessas sete cores, produzem-se muitas cores. A origem é a cor branca e depois, manifestam-se muitas cores. Ficou claro, ou não?

Devoto: Śrīla Prabhupāda, se Kṛṣṇa criou tudo e tudo se submete ao desejo de Kṛṣṇa, podemos realmente fazer distinção entre o bem e o mal?

Prabhupāda: Não existe bom ou mau, é invenção mental. Mas em geral, no mundo material tudo é mau.