PT/Prabhupada 0360 - Não nos aproximamos de Krishna diretamente. Devemos começar nosso serviço pelo servo de Krishna



Lecture on SB 7.9.42 -- Mayapur, March 22, 1976

Então aqui, ko nu atra te akhila-guro bhagavan prayāsa (SB 7.9.42). Portanto, todos exigem algum esforço extra para nos favorecer, mas Kṛṣṇa não exige. Isso é Kṛṣṇa. Ele pode fazer tudo o que quiser. Ele não depende de outros. Outros dependem da sanção de Kṛṣṇa, mas Kṛṣṇa não requer a sanção de ninguém. Portanto, Prahlāda Mahārāja disse bhagavan prayāsa. Prayāsa, é aconselhado a não tomar, especialmente para os devotos. Não se deve assumir algum negócio que exija um esforço muito árduo. Não. Devemos assumir apenas coisas simples, que são possíveis. Claro, um devoto assume o risco. Assim como Hanumān. Ele era servo do Senhor Rāmacandra. Então, o Senhor Rāmacandra queria informações sobre Sītādevi. Portanto, ele não considerou: "Como irei para o outro lado do mar, Laṅka?" Ele simplesmente, acreditando no Senhor Rāmacandra, "Jaya Rāma", e pulou sobre o oceano. Rāmacandra teve que construir uma ponte. Claro, essa ponte também é maravilhosa porque esses macacos traziam pedras, e eles estão a atira-las no mar, mas as pedras estavam a flutuar. Então, onde está a sua lei da gravitação? Eh? A pedra flutua na água. Isso não pode ser feito pelos cientistas. Mas o Senhor Rāmacandra desejou e uma pedra flutuou. Do contrário, quantas pedras jogaremos ao mar para que cheguem ao ponto de se tornarem uma ponte? Oh, não foi possível. Era possivel, tudo era possivel, mas Rāmacandra, o Senhor Rāmacandra, queria, "Que seja simplificado. Deixe-os trazer a pedra e ela flutuará. Então, nós devemos ir. " Então, sem pedra, Ele poderia ir, mas Ele queria algum serviço dos macacos. Havia muitos macacos. Baro baro badare, baro baro peṭ, laṅka diṅgake, mata kare het. Havia muitos outros macacos, mas não exatamente capazes como o Hanumān. Portanto, eles também tiveram a chance de "Você traz um pouco de pedra. Você não pode pular sobre o mar como Hanumān, então você traz uma pedra, e eu farei com que as pedras flutuem. "

Então, Kṛṣṇa pode fazer qualquer coisa. Aṅgāni yasya sakalendriya-vṛttimanti. Ele pode fazer qualquer coisa. Não podemos passar sem o Seu favor. Portanto, Prahlāda Mahārāja pede: "Se você gentilmente se tornar misericordioso para conosco, não é uma grande tarefa para Você, porque Você pode fazer o que quiser. Porque Você é a causa da criação, manutenção e destruição, então não é difícil para Você. " Além disso, mūḍheṣu vai mahad-anugraha ārta-bandho (SB 7.9.42). Geralmente, aqueles que são ārta-bandhu, amigos da humanidade sofredora, eles mostram favorecimento especial para os mūḍha, para os patifes. Kṛṣṇa vem com esse propósito porque cada um de nós somos mūḍhas. Duṣkṛtino. Na māṁ duṣkṭtino mūḍhāḥ prapadyante. Normalmente nós, porque somos pecadores, porque somos mūḍhas, não nos rendemos a Kṛṣṇa. Na māṁ prapadyante. Qualquer pessoa que não se rende a Kṛṣṇa, é classificada como duṣkṛtina, mūḍha, narādhamā, māyayāpahṛta-jñānā. Não é possível tornar-se independente da vontade de Kṛṣṇa. Isso não é possível. Portanto, aqueles que estão tentando trabalhar de forma independente, sem o favor de Kṛṣṇa, são mūḍha, todos patifes. Eles não aceitam o que Kṛṣṇa diz e estão tentando estabelecer algumas leis sem Kṛṣṇa. "Não há necessidade de Deus." Isto é. A maioria dos cientistas, eles dizem assim. "Agora temos ciência. Podemos fazer tudo." Eles são mūḍhas. Não é possível. Independentemente, você não pode prescindir do favor de Kṛṣṇa.

Portanto, a melhor coisa é sempre tentar buscar o favor de Kṛṣṇa. E você não pode buscar o favor de Kṛṣṇa diretamente. Esse também é outro ponto. Kiṁ tena te priya-janān anusevatāṁ naḥ (SB 7.9.42). Você não pode saltar para Kṛṣṇa sem o favor do Seu devoto. Yasya prasādād bhagavat-prasādaḥ. Você não pode buscar o favor de Bhagavān diretamente. Essa é outra tolice. Você deve passar pelo servo de Kṛṣṇa. Gopī-bhartur pada-kamalayor dāsa-dāsa-dāsānudāsaḥ. Este é o nosso processo. Não nos aproximamos de Kṛṣṇa diretamente. Devemos começar o nosso serviço servindo o servo de Kṛṣṇa. E quem é o servo de Kṛṣṇa? Alguém que se tornou servo de outro servo de Kṛṣṇa. Isso é chamado de dāsa-dāsānudāsa. Ninguém pode ser um servo independente de Kṛṣṇa. Essa é outra tolice. Kṛṣṇa nunca aceita o serviço de alguém diretamente. Não, isso não é possível. Você deve vir por meio do servo do servo (CC Madhya 13.80). Isso é chamado de sistema paramparā. Conforme você recebe conhecimento pelo sistema paramparā ... Kṛṣṇa falou com Brahmā, Brahmā falou com Nārada, Nārada falou com Vyāsadeva e estamos adquirindo esse conhecimento. Assim como Kṛṣṇa ... o Bhagavad-gītā foi falado por Kṛṣṇa a Arjuna.

Então, se desistirmos do processo de compreensão como Arjuna fez, então você nunca será capaz de entender Kṛṣṇa, ou Deus. Isso não é possível. Você tem que assumir o processo que Arjuna aceitou. Arjuna também disse: "Estou a aceitar Você, a Suprema Personalidade de Deus, porque Vyāsadeva aceitou, Asita aceitou, Nārada aceitou. " A mesma coisa. Precisamos entender Kṛṣṇa. Não podemos entender diretamente. Portanto, esses patifes que estão a tentar entender Kṛṣṇa diretamente por interpretação, são todos patifes. Eles não podem entender Kṛṣṇa. Pode ser um homem muito grande, assim chamado. Ninguém é um grande homem. Eles também são sa vai ... Śva-viḍ-varāhoṣṭra-kharaiḥ saṁstutaḥ puruṣaḥ paśuḥ (SB 2.3.19). Puruṣaḥ paśuḥ. Esses grandes, grandes homens que são tão elogiados por alguns patifes, todos esses grandes, grandes líderes, o que são? Por não serem devotos de Kṛṣṇa, eles não podem liderar. Eles simplesmente irão enganar. Portanto, consideramos todos eles como patifes. Este é o critério. Aceite este único critério. Qualquer coisa que você queira aprender com alguém, antes de tudo, veja se esse alguém é um devoto de Kṛṣṇa. Caso contrário, não aceite nenhuma lição. Não aprendemos nenhuma lição de uma pessoa, "talvez assim", "talvez assim". Não. Não queremos tal cientista ou matemático. Não. Aquele que conhece Kṛṣṇa, aquele que é devoto de Kṛṣṇa, aquele que está tomado pelo êxtase simplesmente por ouvir Kṛṣṇa, aprenda a lição com deles. Caso contrário, todos são patifes. Muito obrigado.