PTBR/Prabhupada 0010 - Não tente imitar Krishna



Lecture on SB 7.9.9 -- Mayapur, February 16, 1976

Kṛṣṇa... estas dezesseis mil esposas, como elas se tornaram Suas esposas? Você conhece a história, de dezesseis mil lindas, eu quero dizer, as filhas do rei foram raptadas pelo asura. Qual é o nome desse asura? Bhaumāsura, não? Sim. Então elas oraram a Kṛṣṇa dizendo que "estamos sofrendo, sequestradas por este patife. Por favor, salve-nos." Então, Kṛṣṇa veio para resgatá-las, e Bhaumāsura foi morto e todas as meninas foram libertadas. Mas, depois da liberdade, elas ainda ficaram lá paradas. Então, Kṛṣṇa pediu-lhes, "agora vocês podem voltar para a casa de seu pais." Elas disseram que "estamos seqüestradas e não podemos nos casar." Na Índia, ainda existe essa regra. Se uma menina, jovem, sai de casa por um dia ou dois dias ninguém vai se casar com ela. Ninguém vai se casar com ela. Ela é considerada estragada. Este ainda é o sistema indiano.

Então, elas permaneceram sequestradas por vários dias ou vários anos, então elas recorreram a Kṛṣṇa que "não vamos ser aceitas por nossos pais, nem ninguém vai concordar em casar-se." Então Kṛṣṇa entendeu que "a posição delas é muito precária. Apesar de estarem livres, elas não podem ir a lugar algum." Então Kṛṣṇa... Ele é tão gentil, bhakta-vatsala. Ele perguntou, "o que vocês querem?" Elas disseram que "Você nos aceite. Caso contrário não temos outros meios para nos manter." Kṛṣṇa disse imediatamente: "Sim, Eu as aceito." Este é Kṛṣṇa. E não é que Suas dezesseis mil esposas estavam concentradas em um local. Ele imediatamente construiu dezesseis mil palácios. Como Ele as aceitou como esposas, elas deviam ser mantidas como Suas esposas, como Suas rainhas, e não "porque elas não têm outros meios, elas vieram ao Meu abrigo. Vou mantê-las de qualquer maneira." Não. Muito respeitosamente como rainhas, como rainhas de Kṛṣṇa. E mais uma vez ele pensou que "as dezesseis mil esposas... então se eu permanecer sozinho, Minhas esposas não poderão ficar comigo. Todas têm que esperar por dezesseis mil dias para ver o marido. Não." Ele expandiu-Se em dezesseis mil Kṛṣṇa.

Este é Kṛṣṇa. Os patifes, eles acusam Kṛṣṇa de ser um caçador de mulheres. Não é como você. Você não pode manter nem mesmo uma esposa, mas Ele manteve dezesseis mil esposas em dezesseis mil palácios e em dezesseis mil expansões de Sua forma. Todas ficaram satisfeitas. Este é Kṛṣṇa. Nós temos que entender o que é Kṛṣṇa. Não tente imitar Kṛṣṇa. Primeiro de tudo tente entender Kṛṣṇa.