PTBR/Prabhupada 0343 - Nós estamos tentando educar os mudhas



Lecture on BG 3.27 -- Madras, January 1, 1976

Kṛṣṇa, quando Ele estava presente neste planeta, Ele praticamente demonstrou que Ele controlava todos, mas ninguém controlava Ele. Isso é īśvara. Isto é chamado parameśvara. Īśvara todos podem ser. Deus todo mundo pode ser. Mas o Deus Supremo é Kṛṣṇa. Nityo nityānāṁ cetanaś cetanānām (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). Assim, devemos compreendê-lo muito bem, e não é muito difícil. O mesmo controlador está vindo diante de nós como um de nós, como ser humano. Mas nós não O estamos aceitando. Essa é a dificuldade. Avajānanti māṁ mūḍhā mānuṣīṁ tanum āśritam (BG 9.11). Isso é muito lamentável. Kṛṣṇa diz que "eu estou vindo para exibir quem é o controlador supremo, e eu estou jogando como ser humano para que todos possam entender. Estou dando instrução no Bhagavad-gītā. Ainda assim, estes tolos, os patifes, eles não podem entender." Assim, Deus está lá. Nós damos o nome de Deus, Kṛṣṇa, O endereço de Deus também, Vṛndāvana, nome do pai de Deus, nome da mãe. Então por que... Onde está a dificuldade para encontrar a Deus? Mas eles não vão aceitar. Eles não vão aceitar. Mūḍha. Eles têm sido descritos como mūḍha.

Então, esta manhã esses repórteres da imprensa me perguntaram: "Qual é o propósito do seu movimento?" Então eu disse, "Educar os mūḍhas, isso é tudo." Esta é a soma e a substância deste movimento para a consciência de Kṛṣṇa: que estamos tentando educar os mūḍhas. E quem é mūḍha? Isso é descrito por Kṛṣṇa. Na māṁ duṣkṛtino mūḍhāḥ prapadyante narādhamāḥ (BG 7.15). Por quê? Māyayāpahṛta-jñānāḥ. Por que māyā tem tirado o seu conhecimento? Āsuraṁ bhāvam āśritāḥ. Temos um teste muito simples, assim como um químico no pequeno tubo de ensaio pode analisar o que é o líquido. Portanto, não somos muito inteligentes. Somos também um dos muitos mūḍhas, mas nós temos o tubo de ensaio. Kṛṣṇa diz... Nós gostamos de permanecer mūḍha, e receber educação a partir de Kṛṣṇa. Esta é a Consciência de Kṛṣṇa. Nós não nos colocamos como estudiosos muito educados e estudiosos muito eruditos - "Nós sabemos tudo."

Não. Estamos... Caitanya Mahāprabhu, Ele também tentou permanecer um mūḍha. Ele, quando Ele falou com Prakāśānanda Sarasvatī... Ele era Māyāvādī sannyāsī. Caitanya Mahaprabhu estava dançando e cantando. Então, esses sannyāsīs Māyāvādī estavam criticando-lhe que "Ele é um sannyāsī, e Ele está simplesmente cantando e dançando com algumas pessoas sentimentais. O que é isto? " Assim, foi organizado um encontro entre Prakāśānanda Sarasvatī e Caitanya Mahāprabhu. Nessa reunião Caitanya Mahāprabhu participou como sannyāsī humilde. Então Prakāśānanda Sarasvatī O questionou: "Senhor, Tu és sannyāsī. Seu dever é estudar o Vedānta sempre. Então, como é que, Você está cantando e dançando? Você não está lendo o Vedānta." Caitanya Mahāprabhu disse: "Sim, senhor, isso é um fato. Eu estou fazendo isso, porque meu Guru Mahārāja Me viu como um mūḍha, patife." "Como é isso?" "Ele disse: guru more mūrkha dekhi 'karila Sasana (CC Adi 7.71). Meu Guru Mahārāja me viu como um tolo número um, e ele me castigou." "Como ele castigou você?" Agora, "Você não tem competência para estudar o Vedānta. Não é possível para você. Você é um mūḍha. É melhor Você cantar Hare Kṛṣṇa."

Então, qual é o Seu propósito? O objetivo é, no momento presente, estes mūḍhas, como eles vão entender o Vedānta? Melhor cantar Hare Kṛṣṇa. Então você vai ter todo o conhecimento.

harer nāma harer nāma harer nāmaiva kevalam
kalau nāsty eva nāsty eva nāsty eva gatir anyathā
(CC Adi 17.21)

Nesta idade as pessoas estão tão caídas que o que eles vão entender no Vedānta e quem tem tempo para ler o Vedānta? Então é melhor tomar a educação do Vedānta diretamente como diz Kṛṣṇa, vedaiś ca sarvair aham eva vedyaḥ (BG 15.15).

Assim, o conhecimento Vedānta é śabdād anāvṛtti. Por cantar o śabda-brahma você pode ser liberado. Então, isso, isso é recomendado nos śāstras:

harer nāma harer nāma harer nāmaiva kevalam
kalau nāsty eva nāsty eva nāsty eva gatir anyathā
(CC Adi 17.21)

Portanto, se alguém está realmente interessado em como se libertar dessa escravidão material, janma-mṛtyu-jarā-vyādhi (BG 13.9) - estes são os problemas - então, de acordo com o śāstra, de acordo com mahājana, é preciso aprender este cantar do mahā-mantra Hare Kṛṣṇa. Este é o nosso, eu quero dizer, o propósito.