PTBR/Prabhupada 0377 - O significado para Bhajahu Re Mana



Purport to Bhajahu Re Mana -- Los Angeles, May 27, 1972

Portanto, esta canção foi cantada por Govinda dasa. Govinda-dāsa-abhilāsa re. Qual é o seu desejo? Abhilāsa significa desejo. Bhajahū re mana śrī-nanda-nandana: "Minha querida mente..." Porque a mente é nossa amiga e inimiga. Se você treinar a mente, então a mente é a sua melhor amiga. E se você não pode treinar sua mente, então será a sua pior inimiga. Sa vai manaḥ kṛṣṇa-padāravindayoḥ (SB 9.4.18). Portanto, a mente tem sempre que estar envolvida nos pés de lótus de Krishna, em seguida, a mente será automaticamente controlada e se tornará sua amiga. Então Govinda dasa está expressando seu desejo: "Minha querida mente, apenas esteja ocupada em serviço devocional de Nanda-nandana." Seu... Ele não diz Krishna. Ele diz Nanda-nandana. Bhajahū re mana śrī-nanda-nandana. Se nos dirigimos diretamente a Krishna, isto não é muito agradável, mas se dissermos Krishna: Nanda-nandana, Yaśodā-nandana, Devakī-nandana, Pārtha-sārathi- em relação com Seu devoto - Ele, então, torna-se mais satisfeito. Então bhajahū re mana śrī-nanda-nandana. Por que Śrī-Nanda-nandana? Agora, abhaya-caraṇāravinda re. Se você tomar refúgio dos pés de lótus de Krishna, Nanda-nandana, então você não terá mais ansiedade, medo.

samāṣritā ye pada-pallava-plavaṁ
mahat-padaṁ puṇya-yaśo murāreḥ
bhavāmbudhir vatsa-padaṁ paraṁ padaṁ
padaṁ padaṁ yad vipadāṁ na teṣām
(SB 10.14.58)


Este é Bhagavat-darśana. Padaṁ padaṁ yad vipadām. Este mundo material, padaṁ padam significa a cada passo há perigo. Então, aquele que toma o abrigo dos pés de lótus de Krishna, mahat-padaṁ puṇya-yaśo murāreḥ samāṣritā, para ele não há mais perigo. Abhaya-caraṇāravinda re. Como é possível se abrigar completamente em Krishna, que é destemido, sem ansiedade, vaikuṇṭha? Durlabha manava-janama sat-saṅge. Isso é possível se você se associa com os devotos. Se você acha que "Agora eu me tornei muito avançado. Agora vou viver sozinho, e cantar Hare Krishna, imitando Haridāsa Ṭhākura", isso é um absurdo. Você não pode imitar Haridāsa Ṭhākura. Você tem que se associar com devotos. Durlabha manava-janam sat sange. Sat-sange. Satāṁ prasaṅgān mama virya-saṁvido (SB 3.25.25). Se você permanecer com os devotos, em seguida, por sua associação, por falar com eles, você vai ter uma compreensão real da consciência de Deus. É muito prático de entender. Assim como no mundo material existem muitas associações, sociedades. Empresários, eles têm sua associação bolsa de valores, aqueles que estão negociando câmbio. Eles têm uma associação. Eles vão lá, e a facilidade dos negócios deles é muito boa. Do mesmo modo, tantos outros clubes. Se você quer beber e desfrutar dos sentidos, você vai para tantos outros clubes e se associa com eles e você vai aprender a beber, como se acasalar muito bem. Assim a associação é muito importante. Portanto, a nossa sociedade para a consciência de Krishna, nós estamos dando oportunidade (para) que as pessoas se associem com a gente, de modo que elas vão ser capazes de entender o que é Krishna, que é a Consciência de Krishna. Portanto Govinda dasa recomenda, durlabha mānava-janama-sat-saṅge. Mānava. Esta vida humana é durlabha, muito raramente obtida. Não a associação de cães, associação de corvos, mas a associação dos cisnes. Há associação ainda por natureza. "Os pássaros de mesma pena voam juntos." Corvos vão se misturar com corvos, e os cisnes vão se misturar com cisnes. Cisne branco, água muito boa, jardim agradável, eles vão gostar disso. Os corvos não vão gostar disso. Os corvos vão gostar de onde as coisas imundas são jogadas fora. Eles vão ter prazer lá. Assim, de forma semelhante, de acordo com a qualidade da natureza, existem diferentes associações na sociedade humana. Mas é recomendável que durlabha mānava sat-saṅge: não com os corvos mas com os cisnes.

Você dá ao cisne leite e a água, ele vai tomar a porção de leite e abandonar a porção de água. Da mesma forma um cisne, a haṁsa, paramahaṁsa, significa nesta forma de vida humana, aquele que toma a parte espiritual da vida e rejeita a parte material da vida, ele é chamado de haṁsa, paramahaṁsa. Estamos misturados. Nosso corpo é material, mas eu sou alma espiritual. Portanto, temos de conhecer as técnicas, como sair deste cativeiro material. Ele vai sair deste corpo material, mas quando ele sai, então ele vai vencer o corpo material. Muito bom, bom exemplo. O fogo, existe, na madeira há fogo, todo mundo sabe. Então você acende o fogo, e se você a deixa seca, então o fogo pega muito rapidamente. E quando ela está em brasas, então, a madeira torna-se vencida. Não há mais a existência da madeira. Da mesma forma, se você pode chamar a sua consciência espiritual, consciência de Krishna, quando ela estiver indo muito bem, então a sua existência material estará concluída. Este é o processo. Durlabha mānava-janama sat-saṅge taraha e bhava-sindhu re. Desta forma, é só sair do outro lado deste oceano de ignorância.

Então, pode-se dizer que "Se eu me associo com o movimento para a consciência de Krishna, então como os meus assuntos de família vão continuar? Quem vai cuidar de minha esposa e filhos, da sociedade, amizade, amor? Eu tenho muitos negócios." Lá, portanto, ele diz, śīta ātapa bāta bariṣaṇa ei dina jāminī jāgi re: "Minha querida mente, você está trabalhando tão duro." Śīta ātapa. "No frio intenso você está indo para o trabalho. No calor escaldante que você está indo para o trabalho. Torrentes de chuva, você não pode parar o seu trabalho." Śīta ātapa bāta bariṣaṇa. "Dever noturno, noite toda trabalhando." As pessoas estão fazendo isso. Śīta ātapa bāta bariṣaṇa ei dina jāminī jāgi re. Trabalha o dia inteiro, de novo eu vou conseguir mais algum dinheiro, eu vou deixar você trabalhar durante a noite também, extra. Desta forma, estamos a trabalhar. Por que você está trabalhando? Por que você está trabalhando?

śīta ātapa bāta bariṣaṇa
ei dina jāminī jāgi re
biphale sevinu kṛpaṇa durajana
capala sukha labha lāgi' re

"Desta maneira eu perdi meu tempo", biphale sevinu, "Para servir kṛpana durajana, alguma sociedade chamada, amizade e amor. Kṛpaṇa, eles não vão, nunca, estar envolvidos em Consciência de Krishna, mas eu estou engajado no seu serviço ". Portanto, isto é geral, não que todas, todas as família. 99,9 no geral. Então biphale sevinu, "Desta maneira eu estou perdendo meu tempo. E qual é o prazer?" Capala sukha-labha lāgi' re. "Poucos minutos de sexo, isso é tudo." Atrás do sexo, muito trabalho. Portanto Govinda dāsa diz que "Você está tentando desfrutar de riqueza", ei-dhana, yauvana, putra, parijana. Felicidade material significa adquirir dinheiro, dhana; e, em seguida, jana, muitos adeptos ou dependentes - esposa, filhos, amigos, sociedade, tantas outras coisas, país. Então putra, parijana, ithe ki āche paratīti re. "Você não pode ter qualquer bem-aventurança transcendental nisso." Kamala-dala-jala, jīvana ṭalamala. A vida está cambaleando. Você não pode dizer quando a vida vai terminar. O exemplo está dado, Kamala-jala-dala. Assim como folha de lótus. Se você colocar água na folha, ela não vai ficar; ela se inclinará. A qualquer momento ela desliza. Da mesma forma, a nossa vida é assim, cambaleante. A qualquer momento - acabado. Kamala-jala-dala, jivana... Bhajahu hari-pada nīti re. Portanto envolva-se em Consciência de Krishna, tanto quanto você puder. Termine antes que a morte venha. Esta é a sua missão. E o que é Consciência de Krishna? Śravana, kīrtana, smarana, vandana, pāda-sevana... pūjana, sakhī-jana, ātma-nivedana, os nove tipos de serviço devocional, govinda-dāsa-abhilāṣa re.

Por isso, todos devemos desejar como Govinda dasa. Śravana kīrtana, estes são os processos devocionais. Ouvir, cantar, lembrar, arcana, adorar a Deidade, vandana, oferecer oração. Existem nove tipos. Assim, a vida humana é destinada para este fim, e... Por este processo, gradualmente, acendemos o fogo da Consciência de Krishna, ou consciência espiritual. Então por este fogo, como por fogo ardente, a madeira em si torna-se queimada em cinzas, por isso nosso, todo o nosso revestimento... A alma espiritual é coberta por matéria, por ignorância. Portanto, esta cobertura e ignorância serão queimados em cinzas, e você vai se tornar livre e voltar para casa, de volta ao Supremo. Este é o significado desta canção.