PTBR/Prabhupada 0555 - Dormindo em matéria de compreensão espiritual



Lecture on BG 2.62-72 -- Los Angeles, December 19, 1968

Prabhupāda: Nossa política é tat-paratvena nirmalam (CC Madhya 19.170). Você pode purificar as atividades dos sentidos, estando envolvido em consciência de Kṛṣṇa. Então os sentidos não irão perturbá-lo. Se você quiser controlar os sentidos, você tem que controlar a língua, antes de tudo. Então você será capaz de controlar outros sentidos muito facilmente. Então, você dá a língua a ocupação de cantar Hare Kṛṣṇa, e para degustação, Kṛṣṇa prasādam - você vai descobrir que seus outros sentidos já estão controlados. Esta é a chave do controle dos nossos sentidos, a língua. E se você dá privilégio e indulgência para a língua, você nunca vai ser capaz de controlar outros sentidos. Este é o segredo do controle dos sentidos. Continue.

Tamāla Kṛṣṇa: 69: "O que é noite para todos os seres é a hora de despertar para o autocontrolado, e o tempo de despertar para todos os seres é a noite para o sábio introspectivo". Significado: "Existem duas classes de homens inteligentes. A primeira é inteligente em atividades materiais para a satisfação dos sentidos, e a outra é introspectiva e voltada para o cultivo da auto-realização. Atividades do sábio introspectivo ou homem inquisitivo são noite para as pessoas materialmente absorvidas. Pessoas materialistas permanecem dormindo durante tal noite devido à sua ignorância da auto-realização. O sábio introspectivo, no entanto, permanece alerta nesta noite do homem materialista".

Prabhupāda: Noite significa quando as pessoas dormem, e dia quando elas estão acordadas. Esta é a compreensão de dia e de noite. Então, as pessoas materialistas, elas estão dormindo em matéria de compreensão espiritual. Portanto as atividades que encontramos no dia da pessoa materialista, na realidade isto é noite. Para a pessoa espiritualista, eles vêem que essas pessoas, elas obtém a facilidade de auto-realização, esta forma humana de vida. Como eles estão perdendo por dormir. E as pessoas materialistas, elas estão vendo, "Oh, estes meninos conscientes de Kṛṣṇa, eles desistiram de tudo e eles estão cantando Hare Kṛṣṇa. Como um disparate. Eles estão dormindo". Então você vê? Assim, na visão da pessoa materialista, essas atividades são noite, dormir. E para a pessoa auto-realizada, essas atividades são dormir. Você vê? Exatamente o oposto. Eles estão vendo a pessoa consciente de Kṛṣṇa como se estivesse desperdiçando tempo e a pessoa consciente de Kṛṣṇa os está vendo desperdiçando tempo. Esta é a posição. Continue.

Tamāla Kṛṣṇa: "Tais sábios sentem prazer transcendental no avanço gradual da cultura espiritual, enquanto que o homem em atividades materialistas, estando adormecido para a auto-realização, sonha com variedades de prazeres dos sentidos".

Prabhupāda: Sim. Eles estão sonhando, "Agora vamos fazer isso. Da próxima vez, vou ter isso. Da próxima vez, vou ter isso. Da próxima vez, vou matar aquele inimigo. Da próxima vez, vou fazer isso". Eles estão planejando assim. Continue.

Tamāla Kṛṣṇa: "...às vezes se sentindo felizes e às vezes angustiados em sua condição adormecida. O homem introspectivo está sempre indiferente à felicidade e à aflição materiais".

Prabhupāda: O homem introspectivo que está em busca da auto-realização, ele sabe muito bem, "Suponha que se eu fizer no futuro tal e tal grande negócio, ou tal... Eu posso construir tal grande arranha-céu". Mas porque ele é introspectivo, ele sabe que "O que farei com todas essas coisas? Assim que eu sair da plataforma, tudo permanece aqui, e eu tomo uma outra forma de corpo, começa uma outra vida". Essa é a introspecção.