PTBR/Prabhupada 0565 - Eu Estou Treinando-os A Como Controlar Os Sentidos



Press Interview -- December 30, 1968, Los Angeles

Jornalista: Deixe-me perguntar uma coisa que nós nos deparamos em um grande negócio apenas recentemente. Nós acabamos de iniciar um novo suplemento para jovens. E um dos mais... O que devo dizer? Aquela coisa especial que fornece talvez a maior cisma entre homem, ou, pelo menos, do amor de Deus do homem e da mulher americana ou do seguinte dos Dez Mandamentos: é o problema, como devo colocá-lo, bem, o problema sexual. Nós aqui neste país somos ensinados, e nós temos o fundo Puritano, que o sexo é uma coisa ruim. E eu acho que nós estamos, espero que nós estamos saindo disso, mas, quando os jovens, uma pessoa atinge a idade da puberdade... Aqui neste país, eu não sei em outros países. Ele começa a ter um terrível, obviamente, um problema terrível. Agora, eu estou dizendo algo que é óbvio. Todos nós já passamos por isso.

Prabhupāda: Sim, todos.

Jornalista: Mas, parece que tem sido impossível para as igrejas ocidentais dar aos jovens algo para segurar, para que possam entender número um que o que eles estão sentindo é uma coisa bonita normal, e número dois, como lidar com isso. E não há nada na cultura ocidental que ensina ou ajuda a uma pessoa jovem a lidar com esta coisa que é um problema muito, muito difícil. E eu passei por isso. Nós todos temos passado por isso. Agora você na sua mensagem, dá aos jovens algo para segurar...

Prabhupāda: Sim.

Jornalista:... para se apoiarem, e em caso afirmativo, o que?

Prabhupāda: Sim. Sim eu dou.

Jornalista: O quê?

Prabhupāda: Peço a todos os meus discípulos que se casem. Eu não permito que esses meninos vivam como namorado e namorada. Não. Você deve se casar, como cavalheiros, tratar a sua esposa como assistente, tratar seu marido como seu provedor. Desta forma, eu estou ensinando-os. Este menino se casou apenas quatro dias atrás. Ele é professor. Então, eu tenho muitos dos meus discípulos casados, e eles estão vivendo muito feliz. Esta menina é casada. Anteriormente, eles estavam vivendo como namorada e namorado. Eu não permito isso. Eu não permito isso.

Jornalista: Bem, vamos... Deixe-me ficar um pouco mais básico. E quando alguém tem quatorze, quinze, dezesseis anos de idade?

Prabhupāda: A mesma coisa. Claro, outra coisa é que nós ensinamos nossos meninos a se tornarem brahmacārīs. Brahmacārī. Brahmacārī significa como conduzir a vida de celibato.

Jornalista: Hm?

Prabhupāda: Assim, Howard, explique sobre a vida de brahmacārī.

Jornalista: Sim, eu entendo.

Hayagrīva: Bem, é o controle dos sentidos, e ele nos ensina a como controlar os sentidos. Geralmente, o casamento não ocorre até que um menino tem por volta de 22, 23, 25.

Jornalista: Você quer dizer em sua cultura.

Prabhupāda: Sim. Nós selecionamos a menina, digamos, cerca de 16, 17 anos de idade, e os meninos não mais de 24 anos de idade. Eu os caso. Entende? E porque sua atenção é desviada para a consciência de Kṛṣṇa, eles têm muito pouco interesse simplesmente para a vida sexual. Entende? Eles têm melhor engajamento. Param dṛṣṭvā nivartate (BG 2.59). Entende? Nós damos um substituto. Nós simplesmente não dizemos que "Não faça isso," mas nós damos algo melhor. Entende? Então, automaticamente o "não" vem automaticamente. Entende?

Jornalista: No tempo certo.

Prabhupāda: Imediatamente. Nós damos a eles um melhor engajamento.

Jornalista: O que é isso?

Prabhupāda: Assim como nossos meninos e meninas, todos eles estão envolvidos em afazeres na consciência de Kṛṣṇa, no trabalho do templo, na pintura, na digitação, na gravação, tantas coisas. E eles estão felizes. Eles não vão ao cinema, eles não vão ao clube, eles não estão bebendo, eles não estão fumando. Então, praticamente estou treinando-os como se controlarem. E há possibilidade, porque esses meninos e meninas, todos eles são americanos. Eles não são importados da Índia. Por que eles tomaram esse rumo? O sistema é tão bom que eles gostaram. Então, se você espalhar este sistema, tudo será resolvido.

Jornalista: Então isso...

Prabhupāda: Nós não proíbimos que você não se misture com mulher ou que você interrompa a sua vida sexual. Nós não dizemos isso. Mas nós fazemos tudo regulado sob consciência de Kṛṣṇa. O objetivo deles é maior. Estas são todas plataformas secundárias. Assim, deste modo tudo está bem.