PTBR/Prabhupada 0927 - Como você vai analisar Krishna

Como você vai analisar Krishna? Ele é ilimitado. É impossível



730423 - Lecture SB 01.08.31 - Los Angeles

Então, aqueles que estão pensando em, antes de tudo, analisar Kṛṣṇa, se Ele é Deus, eles não são devotos de primeira classe. Aqueles que têm amor espontâneo por Kṛṣṇa, esses são devotos de primeira classe. Como você vai analisar Kṛṣṇa? Ele é ilimitado. É impossível. Então, este negócio... Não devemos tentar analisar, entender Kṛṣṇa. É impossível. Temos uma percepção limitada, potência limitada de nossos sentidos. Como podemos estudar Kṛṣṇa? Não é possível. O que Kṛṣṇa Se revela, isso é suficiente. Não tente. Isso não é...

Neti neti. Assim como os Māyāvādīs, Eles estão tentando descobrir Deus, onde está Deus, quem é Deus. Neti, não isso. Eles estão simplesmente "Não é isso." A filosofia deles é baseada em "Não é isso". E o que é, eles não sabem. Os tão-chamados cientistas, também, estão tentando descobrir a causa última, mas o processo deles é "não é isso". Tanto assim. Tanto, tanto eles estão avançando, eles estão encontrando "Não isso", e o que é, eles nunca vão descobrir. Eles nunca vão descobrir. Eles podem dizer "Não é isso", mas o que é, isso não é possível. Isso não é possível.

panthās tu koṭi-śata-vatsara-sampragamyo
vāyor athāpi manaso muni-puṅgavānām
então 'pyasti yat prapada-sīmny avicintya-tattve
govindam ādi-puruṣaṁ tam ahaṁ bhajāmi

(BS 5.34).

Então, o que falar de Kṛṣṇa, mesmo este objeto material. Eles estão tentando ir ao planeta Lua. Na verdade eles não sabem o que é. Em realidade. Então por que eles estão voltando? Se eles soubessem perfeitamente, o que é, então eles estariam residindo lá nesse momento. Eles estão tentando nos últimos vinte anos. Simplesmente eles estão vendo: "Não é isso. Não há entidades vivas. Não há possibilidade de vivermos lá." Tantos "nãos". E o que é sim? Não, eles não sabem. E este é apenas um planeta ou uma estrela. O planeta lua é tomado como estrela.

Os cientistas, eles dizem que as estrelas são todos sóis, mas de acordo com a nossa informação, no Bhagavad-gītā: nakṣatrāṇām yatha śaśī. Śaśī significa que a lua é como muitas estrelas. Então, qual é a posição da lua? A lua é brilhante sendo o reflexo do sol. Então, de acordo com nosso cálculo, o sol é um. Mas os cientistas modernos dizem que há muitos sóis, as estrelas. Nós não concordamos. Este é apenas um universo. Existem muitos sóis, inumeráveis, mas em cada um desses, cada universo, há um sol, não muitos. Então este universo, o que estamos experimentando, experimentando com imperfeita visão...Nós não conhecemos. Não podemos contar quantas estrelas existem, quantos planetas existem. É impossível. Então, as coisas materiais que estão diante de nós, ainda assim somos incapazes de contar, de entender, então como falar do Senhor Supremo que criou este universo? Isso não é possível.

Portanto, no Brahma-saṁhitā é dito: panthās tu koṭi-śata-vatsara-sampragamyaḥ (BS 5.34). Panthās... Koṭi-śata-vatsara. O espaço é ilimitado. Agora você toma seu avião ou sputnik ou cápsula... Tantas coisas que eles inventaram. Então você continua. Agora continue por quantas horas ou dias ou anos? Não. Panthās tu koṭi-śata-vatsara. Por milhões de anos, koṭi-śata-vatsara, continue com sua velocidade. Panthās tu koṭi-śata-vatsara-sampragamyaḥ. E como eu irei? Agora no avião que está funcionando na velocidade do ar. Não esta velocidade, não esta velocidade, 500 milhas ou 1000 milhas por hora. Não. Qual é a velocidade do ar?

Svarūpa Dāmodara: 196.000 milhas por segundo.

Prabhupāda: 96 milhas por segundo. Estes são mencionados na literatura védica, que se você for nesta velocidade, ar, 96 mil milhas por segundo... Então apenas imagine o que é a velocidade do ar. Então panthās tu koṭi-śata-vatsara-sampragamyo vāyor athāpi (BS 5.34). No avião que está funcionando na velocidade do ar. Essa velocidade, e por milhões de anos. Então, novamente, sugere-se não apenas na velocidade do ar, mas também na velocidade da mente.