PTBR/Prabhupada 0988 - O chamado Religiosismo Sentimental não está aqui no Srimad-Bhagavatam



740724 - Lecture SB 01.02.20 - New York

evaṁ prasanna-manaso
bhagavad-bhakti-yogataḥ
bhagavat-tattva-vijñānaṁ
mukta-saṅgasya jāyate
(SB 1.2.20)

Bhagavat-tattva-vijñānaṁ. Não é sentimento; é vijñāna. Vijñāna significa ciência. Tornar-se devoto não significa um sentimentalista. Sentimentalista não tem valor. Aquele que tinha… Há sentimento. Isso é sentimento emocional no… Assim como esta criança está dançando. Não é sentimento - ele não tem sentimento - mas ele está dançando pelo despertar espiritual. Essa dança não é dança de cachorro. Isto é… Aquele que está sentindo amor de Deus, ele está dançando. Quanto mais se sente o amor de Deus, ele pode dançar, ele pode cantar, ele pode chorar. Existem tantos, oito tipos de aṣṭa-sāttvika-vikāra (CC Antya 14.99): transformação no corpo, lágrimas nos olhos. Então ...

bhagavat-tattva-vijñānaṁ.
jñānaṁ parama-guhyaṁ me
yad vijñāna-samanvitam
(SB 2.9.31)

Kṛṣṇa disse para Brahmā, jñānaṁ me parama-guhyaṁ. Para saber sobre Kṛṣṇa, é muito, muito confidencial. Não é coisa comum. Vijñāna. Por isso muitos cientistas, eles também estão se juntando ao nosso movimento. Muitos. Doutor em Filosofia, Química, eles estão entendendo que isso é uma ciência. E quanto mais você faz propaganda, quero dizer, o círculo mais elevado da sociedade, os eruditos, professores, cientistas, filósofos, eles se unirão. E para eles temos tantos livros. Temos proposta para publicar oitenta livros. Fora esses, nós publicamos cerca de quatorze livros.

Então é uma ciência. Caso contrário, por que Śrīmad-Bhāgavatam dedicou dezoito mil versos para entender? Hmm? No começo do Srimad-Bhagavatam é dito, dharmaḥ projjhita-kaitavo 'tra (SB 1.1.2): aquela trapaça, sentimentalismo, o tão-chamado sistema religioso, é projjhita, é expulso. Não existe tal lugar aqui no Srimad-Bhagavatam. Projjhita. Assim como você varre algo com vassoura ou algo e joga fora a poeira, da mesma forma, as coisas empoeiradas, o chamado religio- sismo sentimental, não estão aqui no Srimad-Bhagavatam. É uma ciência. Parama-guhyaṁ: muito confidencial.